Se você busca uma forma de destacar a sua empresa na internet, saiba que desenvolver um anúncio no Google Adwords é a solução perfeita para o seu problema. Afinal, por conta da alta concorrência, é natural que as companhias procurem recursos para chamar a atenção do seu público.

Você deseja aumentar o alcance da sua empresa na internet? Então este post é para você! Nele, você vai entender como a ferramenta do Google pode aumentar as suas vendas. Confira!

Entenda o que é o Google Adwords

Basicamente, o Google Adwords é a plataforma de anúncios onde os próprios anunciantes podem desenvolver as suas campanhas e escolher a melhor forma de divulgar os seus produtos e serviços.

Para isso, a companhia norte-americana disponibiliza as formas de exibição que você confere a seguir.

Rede de pesquisa

O formato é o ideal para captar clientes que estão atrás da solução, ou seja, o seu produto. Assim, ao procurar pelo produto desejado, caso o anúncio seja o mesmo que as palavras-chave buscadas por ele, o buscador destacará o seu anúncio para a pesquisa feita pelo potencial cliente.

Rede de display

A estratégia utiliza as páginas de blogs e sites especializados para exibir o seu anúncio. Para ter maiores chances de interesse, procure firmar parcerias com sites que sejam do mesmo nicho em que você atua.

Google Shopping

Quando o usuário pesquisa pelo seu produto, o Google Shopping exibe não só o produto, mas também a sua loja virtual — o que é a oportunidade perfeita para aumentar o tráfego do seu site.

Para ter maior destaque diante da concorrência, além do preço competitivo, o anúncio deve contar com fotos que ressaltem as suas qualidades e uma descrição completa sobre o seu produto.

Vídeo

Não há como negar o quanto o formato em vídeo se popularizou nos últimos anos, não é mesmo? Para aproveitar a sua expansão, as companhias têm utilizado os vídeos para destacar os produtos em suas campanhas.

Campanha universal de apps

Voltado para o público que desenvolve aplicativos, a categoria permite que o anunciante utilize a sua ferramenta para desenvolver campanhas automatizadas. Basta escolher descrições que mais lhe agradem que o próprio Google se responsabiliza sobre o resto.

É impossível negar que a internet se tornou um dos maiores outdoors do mundo. Afinal, basta acessar alguma página na internet para sermos bombardeados de propagandas de diferentes anunciantes, não é mesmo?

A má notícia é que as pessoas, por conta do excesso de informação, desenvolveram o hábito de ignorar boa parte delas. Por outro lado, a boa notícia é que até mesmo pequenas e médias empresas podem utilizar o formato de anúncio.

Ao utilizar as campanhas de forma estratégica, a companhia pode superar a dificuldade citada e se destacar diante das campanhas má executadas por outras companhias. Para isso, você deve seguir os passos a seguir.

Defina um orçamento

Depois de iniciar uma campanha, você deve definir qual o orçamento será utilizado em seu anúncio no menu “Estratégia de lances”. Nesta etapa, é preciso ficar atento ao valor disposto a ser investido por dia. Para isso, defina tanto o lance quanto o orçamento global por dia:

Para escolher o tipo de lance, você pode optar por:

  • CPC (custo por clique);
  • CPM (custo por mil impressões);
  • CPA (custo por aquisição).

Basicamente, o lance é o valor máximo que você está disposto a pagar para aumentar a classificação do seu anúncio. Não há um modelo correto a ser escolhido, você escolhe aquele que atenderá aos objetivos da sua campanha.

Já o cálculo mensal é o valor definido a ser utilizado em uma campanha dividido por 30 dias. Dito isso, caso tenha escolhido o modelo CPC, quando o anúncio for clicado o suficiente para suprir o orçamento do dia, o buscador deixará de exibir o seu anúncio e retomará apenas no dia seguinte.

Segmente o seu público

Para que a sua campanha tenha melhores resultados, nada melhor do que escrever algo pensado diretamente para a sua audiência, correto?

Quando for escrever a sua campanha, no lugar de escrever algo genérico para atingir o maior número de pessoas, procure atender somente aqueles que realmente interessem ao seu negócio.

Esse passo é fundamental para afastar as pessoas que não comprariam o seu produto. Com isso, você poupa os recursos utilizados na estratégia da campanha e, assim, reduz os seus custos.

Por esse motivo, defina bem o público-alvo que deseja atingir. Caso seja um negócio físico, se atente em mostrar o anúncio apenas para as pessoas próximas do local.

Caso queira definir uma classe social específica, uma boa ideia é segmentar pelo modelo de dispositivo utilizado pela pessoa. Para definir o público-alvo, escolha as palavras-chave fundamentais para a sua campanha.

Fuja das palavras-chave genéricas

Um dos maiores erros cometidos quando uma equipe monta uma estratégia de marketing é ter a crença de que ao utilizar termos genéricos, a campanha será exibida para mais pessoas e, por isso, terá um número maior de cliques.

Como dissemos no item anterior, do mesmo modo que a campanha realmente pode atrair um número maior de cliques, é natural que você atinja um público que não estava em seu planejamento.

Se escolher palavras genéricas por serem mais concorridas, é preciso contar com um valor mais alto para ser investido, já que há uma grande procura por elas.

Por esse motivo, prefira as palavras mais específicas que sejam ligadas ao seu segmento. Além de reduzir os custos da campanha, trazer algo único para a sua audiência permite um número maior de conversões.

Escreva o anúncio

Depois de termos uma ideia do que não deve ser feito, agora é o momento para definir o que pode ser escrito em uma campanha. A mensagem deve contar com até 35 caracteres, junto com uma breve descrição de duas linhas — onde cada uma precisa ter, no máximo, 35 caracteres cada.

Com base nos passos anteriores, a mensagem deve ser específica para atingir o seu público. Complementá-las com os dizeres “Adquira agora!” ou com palavras que promovem um desconto tende a ter melhores resultados.

Mas fique atento para não exagerar ou fazer promessas milagrosas, já que os mecanismos tendem a policiar o que você está oferecendo e podem penalizar a sua campanha caso seja algo duvidoso.

Acompanhe o seu desempenho

Depois de criar a sua campanha, o Google disponibiliza uma página para mostrar os resultados obtidos em sua estratégia.

Ao se deparar com os gráficos e as listas com as palavras-chave escolhidas, o empreendedor pode acompanhar o rendimento de sua campanha. Agora, se você acredita que o trabalho terminou, está enganado.

Redefina seus anúncios

Dizemos isso porque o processo de marketing deve sempre ter um acompanhamento próximo. Assim, além dos erros básicos cometidos — principalmente no começo da estratégia —, as campanhas que têm bons resultados devem se reinventar sempre que for necessário.

Como lidamos diretamente com as pessoas, é natural que uma estratégia se definhe com o passar do tempo. O anúncio que parecia ser interessante pode não ter o mesmo efeito no mês seguinte e, por isso é preciso acompanhar as suas campanhas de forma consistente.

Invista em remarketing

Caso você tenha demonstrado interesse por um produto, deve ter percebido que ele “segue você” por toda a internet, correto? Essa estratégia é utilizada pelas companhias com a finalidade de relembrar os compradores que visitaram a página de vendas do seu produto, mas que, por algum motivo, desistiram da compra.

Ao utilizar a ferramenta, a empresa pode aumentar o número de vendas, principalmente se o consumidor for aquele que decidiu comprar mais tarde, mas não se lembrou de visitar a sua página posteriormente.

Tenha apoio qualificado para uma campanha qualificada

Como vimos no artigo, a estratégia de marketing no Google consiste, basicamente, em fazer testes. Por esse motivo, é natural que a companhia não consiga os resultados esperados, principalmente em seus primeiros anúncios, já que eles vêm a médio e a longo prazo.

Para que você consiga obter resultados mais rápidos com um anúncio no Google Adwords, é fundamental contar com uma empresa que já tenha experiência no mercado. Ao ter o domínio sobre as ferramentas, você não precisará se preocupar com as estratégias utilizadas na promoção de seus produtos.

E aí, gostou do assunto? Precisa de ajuda para fazer seus anúncios? Então entre em contato conosco! Temos uma equipe capacitada para gerenciar uma estratégia completa de marketing e podemos ajudar a alcançar os resultados que tanto deseja!

Escreva um comentário