Será que você tem as habilidades certas para ser um empreendedor de sucesso? Para seguir o longo desafio, a pessoa deve saber que o trabalho não é nada fácil.

Afinal, de acordo com a pesquisa feita pelo IBGE, 6 em cada 10 empresas fecham as portas antes de completar 5 anos. Nesse caso, as características tem uma grande importância para manter uma empresa em funcionamento.

Mas não é por isso que você deve desanimar. O processo, apesar de ser exigente, traz grandes resultados caso persista na área onde deseja atuar.

Devemos deixar claro que não existe uma fórmula pronta para o sucesso, afinal, as situações podem variar de pessoa para pessoa.

O fato é que algumas habilidades são essenciais para que a pessoa não desista no meio do caminho. Outro ponto é que não é necessário nascer com elas, mas sim aprender e desenvolver elas.

Quer saber como se desenvolver como empreendedor? Veja abaixo algumas das características que você deve desenvolver a partir de agora!

1. Tenha boa capacidade de encontrar oportunidades

Uma característica importante que o empreendedor deve ter é em sua visão de questionar por soluções no lugar de apenas reclamar de adversidades.

É natural do ser humano reclamar dos problemas encontrados em seu dia a dia e não fazer nada a respeito.

Por outro lado, o empreendedor busca em formas de questionar o empecilho na busca de uma solução seja com um produto ou serviço específico.

2. Saiba analisar o mercado

Mesmo que encontre um problema a ser solucionado, é provável que alguém já tenha desenvolvido algo. Para isso você deve analisar o mercado que pretende entrar.

Analisar a concorrência permite que você valide as suas ideias, aprenda com os erros já cometidos por outras empresas e saiba como anda a procura pela solução.

Depois de fazer uma pesquisa, busque por um diferencial, procure colocar o seu ponto de vista e valide.

Para complementar, procure os clientes que já utilizaram o serviço ou produto do concorrente, pergunte o que mais gostou e o que não gostou da marca.

Esses parâmetros servirão como base para encontrar pontos que nem imaginava e terá a oportunidade de se destacar no mercado.

3. Delegue tarefas

Quando iniciamos um negócio sabemos o quanto precisaremos trabalhar. Afinal, mesmo que encontre um sócio, ambos precisarão dividir as tarefas e ter a responsabilidade para desenvolver a ideia até que ela seja colocada no mercado.

O problema é que alguns empreendedores acreditam que podem dar conta de tudo o tempo todo. Mas à medida que o empreendimento se desenvolver, será necessário contar com pessoas para atuar em posições específicas.

Caso contrário o empresário não dará conta de entregar os mesmos resultados, isso ocorre por conta da demanda, que tende a aumentar com o tempo, por isso você deve saber delegar as tarefas.

Para isso procure saber quais são as suas melhores habilidades, se desenvolva nelas e delegue todas as outras. 

A partir do momento em que a empresa atender uma grande quantidade de pessoas, é melhor que você conte com pessoas que saibam muito bem lidar com determinadas situações (até melhores do que você).

Por exemplo, caso tenha o interesse em criar uma loja virtual, mas o seu ponto forte é negociar, procure pessoas que sejam boas em programação, vendas e relacionamento ao cliente, por exemplo.

Ao compor um time onde cada um tenha suas próprias características, a equipe terá menos problemas ao encontrar um problema, já que todos poderão ajudar em suas respectivas posições.

4. Esteja preparado para desafios

Sabemos o quanto o caminho para empreender é um grande desafio. Por isso, você deve se atentar aos seguintes detalhes:

Não há trabalho fácil

Um erro para quem inicia a sua jornada é imaginar que a pessoa não precisará de tanto esforço para iniciar um negócio. Movidos pela falsa sensação de poder e principalmente “dinheiro fácil”, estes são os primeiros a desistir.

Em sua maioria das vezes você deverá trabalhar muito mais que os seus colaboradores (principalmente quando está no início).

Saiba lidar com o tempo

Todos nós temos as mesmas 24 horas em um dia. Mas o que diferencia de uma pessoa comum e um empreendedor é na forma em que as horas são utilizadas.

Para os empresários, cada minuto é importante, no lugar de passar boa parte do tempo apenas sonhando ou se distraindo em redes sociais.

Os empreendedores utilizam mesmo aqueles poucos minutos para se aperfeiçoar, aprender algo e colocar alguma ideia em prática.

Saiba lidar com as pessoas

Se você acredita que para ser um empreendedor de sucesso basta colocar ordens para as pessoas está completamente enganado.

Por muito tempo a imagem do “patrão que manda em tudo” deixou de existir. Para que uma empresa prospere, você precisará saber cuidar das pessoas que estão em seu negócio.

Saber liderar é aquele que entenda as dificuldades dos outros e busca uma forma de inspirar aquelas pessoas. 

Saber liderar é compreender as falhas cometidas pelos colaboradores e analisar a situação antes de tomar uma decisão.

Saber liderar é compreender o lado humano das pessoas e buscar o seu desenvolvimento contínuo.

5. Seja persistente

O caminho a ser percorrido pelo empreendedor está longe de ser fácil. Por isso a persistência deve ser uma de suas principais características.

Afinal, diferente do que muitas pessoas dizem, não há um passo a passo a ser seguido para ser um empreendedor de sucesso. O caminho é bastante instável e é natural que erros e surpresas desagradáveis aconteçam em seu dia a dia.

A persistência deve servir como ferramenta para que o empresário não se abale com os muitos “nãos” recebidos e que não se considere um fracassado por isso.

Dificilmente ele acertará tudo de primeira, por isso é necessário que ele veja quais foram os erros cometidos e analisar quais as lições foram aprendidas e que deverão ser evitadas em uma próxima oportunidade.

Mesmo que atinja bons resultados, para ser um empreendedor bem sucedido deve sempre buscar o aperfeiçoamento. Isso ocorre por conta da concorrência, que fará de tudo para alcançar você e se destacar no mercado.

Mas não seja teimoso

Devemos deixar claro a diferença entre persistência e teimosia. Enquanto que o primeiro busca sempre pela solução, mudança de estratégias e aperfeiçoamento, o teimoso erra, mas insiste na mesma abordagem, com a esperança de alguém aceitar a sua oferta.

Para isso, sempre que ouvir um “não”, se questione: “onde posso melhorar?”. Analisar os erros cometidos e buscar o aprendizado é o que torna um empreendedor persistente.

6. Encontre um diferencial competitivo para a empresa

Complementando o item anterior, no mercado há aquelas pessoas que aproveitam a onda de uma oportunidade, ou seja, apenas copiam uma ideia já existente e aqueles que vão além.

Para ser bem sucedido a pessoa deve ir além e buscar o seu diferencial. Mesmo que o mercado seja bom, não significa que você pode se acomodar. A concorrência cresce a cada dia, caso não faça nada, é questão de tempo que caia no esquecimento.

A criação de um negócio está longe de ser fácil. Apesar de dizermos que não há um passo a passo para o sucesso, as características acima são essenciais para que o empreendedor saiba lidar com as dificuldades a serem encontradas.

Antes que você se desanime, não é necessário nascer com elas para ser um empreendedor de sucesso. Pelo contrário, cada tópico citado pode ser desenvolvido pelas pessoas, para isso basta entender quais objetivos deseja alcançar e ter disciplina para cumprir os desafios.

E você, o que achou do artigo? Quer receber mais dicas como esta? Assine a nossa newsletter!

Escreva um comentário

Share This