Mais do que um símbolo gráfico ou um conjunto de elementos que identificam a sua empresa, a marca é a imagem que você passa para o seu público. Portanto, algo fundamental diante de uma concorrência que só cresce.

É cada vez mais desafiador criar estratégias para atrair o consumidor e mostrar o que o seu negócio tem a oferecer.

Hoje, para se destacar é necessário usar o alcance da internet e chegar ao seu público-alvo, mostrando os seus diferenciais e usando a criatividade.

Esse é um trabalho que exige conhecimento das melhores ações de marketing digital e de como implantá-las. Então, neste artigo vamos trazer algumas estratégias para aumentar o conhecimento de marca da sua empresa. Acompanhe!

1. Conhecimento do público-alvo

Tradicionalmente, definir o público-alvo consiste em reunir informações como idade, sexo, localização geográfica e necessidades particulares. O que muitos não sabem é que apenas essas informações já não são mais o suficiente para conhecer o consumidor.

Para entendê-lo e conseguir oferecer algum diferencial, é preciso aprofundar esse conhecimento. O ideal é que você crie uma persona — um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Nesse caso, é interessante reunir informações coletadas na sua base de clientes, além de contar com um pouco da imaginação.

Crie formulários de pesquisas com perguntas que fogem das informações básicas, como:

  • “Que tipo de conteúdo você consome da internet?”
  • “Quais são seus principais desafios no dia a dia?”
  • “Qual é o seu maior sonho?”

Com essas informações em mãos, é possível criar estratégias mais efetivas, que farão com que a sua marca chegue ao conhecimento do seu público-alvo mais rapidamente.

2. Uso da linguagem adequada

Após criar a persona, é necessário definir o tom da linguagem utilizada pela sua empresa. Caso sua marca queira conversar com um público mais jovem, por exemplo, é interessante apostar em um conteúdo mais informal e divertido. Já se a faixa etária é um pouco maior, procure não exagerar na informalidade.

Também é importante definir se a empresa vai se comunicar utilizando a 1ª ou 3ª pessoa. Um exemplo de marcas que utilizam a 1ª pessoa são aquelas que criam personagens, como o Ponto Frio e a Magazine Luiza.

Seja como for, você não gosta de ler textos longos ou chatos na internet, não é mesmo? Por isso, vale destacar que apostar em um conteúdo leve e com toques de bom humor sempre é um bom caminho para a sua marca.

3. Inbound Marketing

Destacar-se na internet pode ser um desafio para as pequenas e médias empresas — afinal, a concorrência é grande e a atenção das pessoas é cada vez mais dispersa.

Além disso, o consumidor está mais seletivo no seu relacionamento com as empresas, principalmente em relação ao seu posicionamento no ambiente on-line. Nesse sentido, uma das maneiras de aumentar o conhecimento de marca é investir no Inbound Marketing.

Essa estratégia consiste em atrair a atenção do consumidor por meio de conteúdo relevante e educativo. Assim, além de aumentar os acessos do seu site, você melhora o relacionamento dos clientes com a sua marca, já que existe um trabalho contínuo de nutrição de leads para a conversão de vendas.

Funciona como uma relação de troca: sua empresa oferece ao público-alvo informações que vão ao encontro das suas necessidades, e o consumidor dá em troca a sua atenção e, se tudo der certo, torna-se um cliente.

4. Marketing de Conteúdo

Essa estratégia é um dos pilares do Inbound Marketing, e não é à toa. Trata-se da produção efetiva do conteúdo, que pode ser disponibilizado em blogs, redes sociais, vídeos, newsletter, infográficos, webinars, entre outros canais.

Além de produzir informações que ajudem o consumidor a solucionar possíveis problemas, a sua empresa pode investir em outros formatos de conteúdo, que aumentem o conhecimento de marca. É o caso do storytelling, a estratégia de contar histórias de maneira relevante e, ao mesmo tempo, promover o seu negócio.

Por exemplo: você teve uma trajetória de superação como empreendedor? Algo se destaca na sua jornada? Todos nós passamos por desafios na vida, e uma forma de criar uma conexão com o seu público-alvo é compartilhar essa história!

Ainda outra opção é dividir com os consumidores depoimentos de clientes e colaboradores. De toda forma, esse tipo de conteúdo mexe com o lado emotivo das pessoas, criando uma ligação mais forte com a sua marca.

Sem contar que oferecer um conteúdo de qualidade também estimula o compartilhamento dos consumidores, aumentando o alcance da sua marca e fortalecendo a sua imagem no mercado.

5. Gestão de redes sociais

De acordo com um levantamento realizado pela ComScore, o Brasil é o país mais conectado às redes sociais no mundo. Diante desse contexto, apostar no fortalecimento da marca nesse canal pode garantir o aumento da visibilidade da sua empresa.

Para isso, é importante que você identifique quais redes sociais são mais utilizadas pelo seu público-alvo e crie estratégias de produção de conteúdo.

A produção de vídeos, por exemplo, é uma das ações que estão em alta no momento. Funcionalidades com o stories e lives — ambas disponíveis no Instagram e Facebook — possibilitam o compartilhamento rápido de imagens.

Bastidores da empresa, dicas, entre outros tipos de vídeos costumam chamar a atenção do consumidor, por não exigirem muito esforço para absorver o conteúdo. E essa estratégia também ajuda a estreitar o relacionamento com a sua marca, porque a empresa ganha rostos e passa uma imagem mais humanizada.

6. Compra de mídia paga

Até agora, falamos de estratégias que exigem um pouco mais de tempo para mostrar os primeiros resultados, pois demandam um trabalho de construção de relacionamento com o consumidor. O ideal, portanto, é que elas sejam aliadas com ações mais rápidas, como as mídias pagas.

A mais conhecida delas é o Google Analytics, a plataforma de publicidade do Google. Por meio dela, é possível criar campanhas que facilitam a localização do seu site nas pesquisas no buscador. As redes sociais também oferecem as suas próprias soluções, que ajudam a aumentar o alcance da sua marca.

As ferramentas de anúncio na internet têm uma série de funcionalidades, como a segmentação do público-alvo, a inclusão de vídeos, o monitoramento dos resultados, entre outras. Dessa forma, é possível realizar campanhas eficazes, destacar a sua marca da concorrência e aumentar as vendas!

Enfim, como vimos, a imagem da sua marca pode ser divulgada de diversas formas, desde o logotipo até a forma como você atende os seus clientes.

Seja como for, para ter uma maior visibilidade no ambiente on-line é importante conhecer bem seu público-alvo, criar um conteúdo atraente e investir em publicidade online. Agora, com as dicas que vimos aqui, aumentar o conhecimento de marca da sua empresa será muito mais fácil!

Então, gostou do conteúdo? Aproveite para conferir também o que é e por que as empresas investem em Inbound Marketing!

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