Muito mais do que ter um plano de ação fundamentado, uma estratégia de sucesso é pautada também pela capacidade da empresa de atrair e reter clientes.

Pode parecer uma tarefa relativamente simples, mas, em especial quando tratamos do ambiente digital, tão numeroso e plural, saber mirar no alvo e acertar aqueles clientes que, de fato, possuem potencial de compra exige muito estudo e conhecimento de algumas dicas essenciais.

Se você está perdido e ainda não sabe muito bem como atrair clientes para o seu negócio, esse artigo é para você! Continue lendo e descubra alguns truques fundamentais para dar grandes passos rumo à retenção e fidelização de consumidores.

Fidelização e personalização: a chave do sucesso

Você sabia que, segundo pesquisa recentemente divulgada, 50% das empresas B2B ainda não possuem um programa de fidelização estruturado?

Sabia também que 83% dos consumidores de tais empresas afirmaram que não consideram o serviço de atendimento personalizado, mas creem na necessidade de um trabalho mais próximo do consumidor, estando inclusive dispostos a pagar a mais por ele (56% dos entrevistados revelaram tal disponibilidade)?

Os índices acima só reforçam a afirmação que fizemos no título desse tópico: fidelização e personalização do atendimento são, sim, fatores de diferenciação entre as empresas, e aqueles que investem em ambas as frentes se destacam.

Por isso, mantenha em mente: além de atrair clientes, uma empresa nunca deve deixar de lado o processo de manutenção e nutrição desses consumidores, tratando-os de acordo com suas particularidades e mantendo-os atrelados à marca.

Se quiser saber mais sobre como fazer isso, continue lendo esse artigo! Logo à frente retomaremos o assunto.

Como atrair clientes: confira nossas dicas

Agora que você está contextualizado, chegou a hora de pôr a mão na massa! Prepare-se para as dicas e descubra como atrair clientes para o seu negócio!

1. Crie e estude a(s) persona(s) de seu negócio

No início desse artigo, citamos meio digital como sendo um universo extremamente numeroso e plural, certo? Agora imagine só sua empresa tendo que “pescar” os clientes certos nesse mar tão vasto de perfis e usuários?

Nossa primeira dica te ajuda a enfrentar com mais eficácia o “mar de gente” do marketing digital: crie sua(s) persona(s). Como fazer isso?

Traçar uma persona vai muito além de definir o público-alvo de seu produto ou serviço. Podemos dizer que ela é, de fato, a personificação do cliente que deve ser atingido.

Por isso, não poupe esforços na hora de descrever com exatidão o perfil da (ou das, já que é totalmente possível um mesmo serviço contar com duas ou mais personas) persona ideal.

Dados demográficos, idade, profissão, cargo exercido, dúvidas, dificuldades, afinidades, contexto familiar, gostos musicais, ambições. Tudo isso deve constar na descrição da persona, e, acredite, faz uma diferença enorme na hora de estruturar uma campanha.

2. Invista na presença online

Conhece o ditado “quem não é visto, não é lembrado”? No mundo do marketing digital, ele é uma perfeita síntese da importância de se investir na presença online.

Por mais que sua marca possua excelentes planos de ação offline, estratégias de mercado, valor agregado nos produtos e um atendimento exemplar, não estar presente no mundo online pode fazer com que cada um dos pontos positivos citados perca um pouco seu valor, uma vez que sua empresa não está ao alcance dos olhos dos potenciais consumidores.

Invista em redes sociais, sempre ciente das particularidades de cada uma delas. Aproveite a popularidade do Facebook para divulgar conteúdos relevantes e manter as promoções à vista do consumidor. Atualize o Instagram da empresa com momentos informais, registros de trechos de processos produtivos e destaques em resultados.

Lembre-se também de criar e manter atualizado seu website e blog, adotando técnicas de SEO e marketing de conteúdo.

3. Ofereça descontos e promoções

Uma outra técnica extremamente eficiente na atração de clientes é a oferta de descontos e promoções. Para 32% dos consumidores da pesquisa que citamos acima, promoção/descontos/cupons são os fatores mais relevantes para a compra ou contratação do serviço de uma empresa.

Não é um número para se ignorar, não é mesmo?

Nossa dica aqui é ficar ligado nas oportunidades e utilizar ganchos como datas comemorativas estratégicas ou aniversário da empresa, por exemplo, para oferecer possibilidades de compra com descontos, valores especiais ou promoções relâmpago.

4. Disponibilize programas de fidelidade

Sim! Investir na fidelização também é uma forma indireta e muito efetiva de se atrair clientes. Quer saber como e por que isso funciona?

Antes de mais nada, um bom atendimento e um serviço oferecido de forma satisfatória ao cliente já é, por si só, uma maneira de disseminar o nome da empresa no mercado, seja por meio de indicações verbais, depoimentos ou testemunhais nas redes sociais.

Além disso, alguns trunfos podem ser somados à boa experiência do cliente com o objetivo de fidelizá-lo e transformá-lo em uma fonte de novos consumidores, tais como cupons de fidelidade (nos quais a soma de uma determinada quantidade de compras resulta em descontos especiais), tickets de desconto para compras posteriores etc.

Dessa forma, a sua empresa potencializa as chances de trazer de volta um comprador.

Agora, quer ver só como atrair clientes de forma conjunta com a fidelização? Crie um programa de descontos por indicação, por exemplo, no qual cada indicação convertida em venda equivale a uma redução percentual na próxima aquisição do indicador.

Como colocar a estratégia em prática: conheça excelentes canais para a aquisição de clientes

Com as dicas acima, já é possível estabelecer um novo rumo para a sua atuação digital, focando na atração de clientes potencialmente interessantes para a sua marca.

Se você está pronto para dar mais um passo adiante, apresentaremos, também, alguns canais que auxiliam bastante nesse processo:

Inbound Marketing

Conhecido como marketing não-invasivo, o inbound marketing capta, de forma natural, leads interessados no produto oferecido pela empresa. A partir do momento em que é captado (seja por meio de um download ou preenchimento de formulário), ele passa a fazer parte de um funil de vendas, que tem como objetivo nutrir esse lead até que ele esteja efetivamente pronto para fazer a compra.

E-mail marketing

Por meio do envio personalizado de e-mails marketing, é possível gerar uma lista de potenciais clientes para a empresa, oferecendo a eles conteúdos ricos e que forneçam respostas a seus questionamentos e levando-os, futuramente, a consumirem, de fato, o serviço ou produto oferecido.

Marketing digital

Com um trabalho que engloba os dois itens citados acima, o marketing digital tem como objetivo “cercar” o potencial consumidor com todo o conteúdo necessário para torná-lo um cliente fiel da marca. Redes Sociais, blog, site e e-mail são algumas das ferramentas utilizadas pelo marketing digital para construir autoridade e consolidar a empresa como a melhor opção de compra para o cliente.

Executar com sucesso uma estratégia de marketing exige muito estudo e conhecimento de mercado, como você pode ver em nosso artigo. Lembre-se de que contar com o apoio de empresas especializadas pode te ajudar (e muito!) na descoberta de como atrair clientes para seu negócio de forma otimizada e eficaz.

Agora que você já sabe como atrair clientes para a sua empresa utilizando essas dicas, que tal curtir nossa página no Facebook e ficar ligado em todas as notícias?

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