Quando um novo ano se aproxima, é comum que as empresas comecem a pensar em ações para crescer e aumentar a sua lucratividade nos meses que estão por vir. Nesse sentido, saber como elaborar um plano de negócios bem estruturado é essencial, pois essa ferramenta dá norte aos empreendedores para que eles executem suas atividades.

Seguindo diretrizes registradas em um documento, é mais fácil desempenhar tarefas estratégicas, com vistas ao crescimento da organização. Assim, tudo será feito com mais controle e tranquilidade pelo empresário.

Mas afinal, como elaborar um plano de negócios e vencer no próximo ano? Para que você saiba mais sobre isso, desenvolvemos algumas dicas. Acompanhe os tópicos a seguir e confira agora mesmo!

Faça um sumário executivo

Os planos de negócios devem começar com uma lista sobre os assuntos que nele serão abordados, o que chamamos de sumário executivo. Apesar de ser a primeira parte do documento, ela precisa ser a última a ser elaborada, pois deverá conter a numeração das páginas em que se encontrarão cada um dos assuntos desenvolvidos.

Porém, o sumário executivo não é igual aos que estamos habituados a ver em livros ou trabalhos acadêmicos, em quem é apresentada apenas uma lista com os capítulos e os números das páginas.

Ele também deve apresentar outras informações, como uma breve descrição da empresa, sua missão, sua visão, o perfil dos empreendedores, a forma jurídica, o mercado de atuação, os valores da cultura organizacional, entre outros itens que você julgar relevantes.

Analise o mercado

Se você buscar saber como elaborar um plano de negócios, perceberá que, logo após o sumário executivo, deverá desenvolver uma análise de mercado. Nessa parte, é importante que sejam realizadas pesquisas para compreender o ambiente em que a organização está inserida.

É preciso ainda fazer uma análise dos concorrentes, buscando compreender as formas como eles estão posicionados no mercado. Também deve ser feita uma pesquisa com os fornecedores, a fim de compreender seus métodos de trabalho e a escolha da opção mais adequada.

A ideia é que, por meio da análise, você possa ter ricos subsídios para desempenhar ações do planejamento estratégico, que poderá ser feito em sequência ao plano de negócios.

Crie um plano de marketing

A etapa seguinte do documento é o plano de marketing. Ele deve compreender e explorar todas as possibilidades que a sua empresa tem de divulgar os produtos ou serviços que ela comercializa.

Devem ser levantados, nessa etapa, a descrição dos produtos ou serviços, os preços praticados, a estrutura necessária para a venda, o local do empreendimento e o público-alvo que se deseja atingir.

Com base nessas informações, devem ser desenvolvidas estratégias de promoção e divulgação. Por exemplo, ações nas redes sociais, marketing de conteúdo, redirecionamento da identidade visual da marca, anúncios publicitários em veículos de comunicação tradicionais, como o rádio e a televisão, entre outras táticas.

Tudo isso deve ser levado em consideração e aplicado, ou não, de acordo com a necessidade levantada por cada empresa e o momento que ela está vivenciando.

Estruture um plano operacional

Estruturar um planejamento operacional também deve ser de domínio de alguém que busca saber como elaborar um plano de negócios. Nessa etapa, deve ser determinado, na prática, como serão estruturadas as operações da empresa.

O plano operacional deve conter informações sobre a estrutura física da organização, a capacidade necessária para a prestação de um serviço ou produção de um produto, os processos operacionais em todos os níveis e os recursos humanos necessários para cada ação.

A ideia é que se possa ter uma descrição detalhada de cada uma das atividades da empresa. Desse modo, caso uma pessoa precise ser substituída em seu trabalho, por exemplo, não haverá prejuízos para a organização.

Desenvolva o plano financeiro

A etapa do planejamento financeiro é uma das mais importantes do plano de negócios. Ela é essencial para que seja compreendida a viabilidade da abertura, a manutenção ou o crescimento de um negócio.

Deve ser feita uma lista detalhada com todos os custos que a empresa tem, o seu capital de giro, o fluxo de caixa médio, a estimativa de faturamento mensal e anual, os dados contábeis, entre outras informações.

É o plano financeiro que permitirá um investimento maior ou menor em outras ações, como nas do plano de marketing, por exemplo. Além disso, também possibilita o cálculo do ponto de equilíbrio, para que você saiba quanto a empresa precisa faturar para que não tenha prejuízo e também possa dar lucro.

Simule diferentes cenários

É interessante que o plano de negócios tenha uma seção destinada à simulação de diferentes cenários. Mudanças na economia e na política podem fazer com que o poder de consumo do consumidor cresça ou diminua e isso influencia nas vendas das empresas, por exemplo.

São variações como essas que devem ser simuladas, para que se saiba como proceder da melhor forma possível. O objetivo é que a empresa siga bem ou pelo menos sobreviva às alterações de mercado.

Faça um planejamento estratégico

Fazer um planejamento estratégico incluído ao plano de negócios é uma ideia muito interessante, pois um item complementa o outro. Para isso, podem ser adotadas ferramentas como a análise SWOT.

SWOT é uma sigla em inglês para as palavras strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Trata-se de um método muito utilizado para nortear o planejamento estratégico nos meios empresariais.

O objetivo é que seja feito um levantamento interno dos pontos fortes e fracos da empresa, bem como das oportunidades e ameaças oferecidas pelo cenário em que ela está inserida. A partir disso é feito um cruzamento com todas essas informações, gerando estratégias.

As informações levantadas durante todas as etapas do plano de negócios são fundamentais para a geração da matriz SWOT e para um planejamento eficiente.

Agora você já sabe como elaborar um plano de negócios para a sua empresa vencer no próximo ano. Portanto, não deixe de levar em consideração tudo o que você aprendeu aqui.

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