Gerenciar uma equipe de vendas não é uma tarefa das mais fáceis de se fazer e exige muito dos líderes do setor ou dos próprios empresários, no caso de organizações de menor porte.

Toda e qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, tem um desejo em comum: vender mais. Para que isso aconteça, é preciso de uma equipe de vendas muito bem estruturada e é preciso liderá-la com qualidade.

Apesar de gerenciar uma equipe não ser tão simples, seguindo apenas 4 etapas é possível executar essa atividade. Veja, a seguir, quais são elas e como aplicar tudo isso na sua organização!

1. Estruturação da equipe de vendas

É preciso organizar a equipe de vendas para que você possa colher mais resultados positivos em sua organização. A estruturação adequada do time de vendas não só favorece o trabalho como um todo e o resultado final, que é a efetivação da venda de um produto ou serviço da empresa, mas também as atribuições individuais de cada pessoa.

Para que você possa estruturar uma equipe de vendas com qualidade na sua empresa, recomendamos que siga algumas dicas. Acompanhe!

1.1 Invista tempo no recrutamento e seleção

Você precisa ter pessoas realmente capacitadas e prontas para crescer e acompanhar a evolução da empresa no time de vendas. Por isso, vale a pena investir tempo no recrutamento e seleção, fazendo testes que identifiquem quais são os candidatos mais preparados para cada cargo.

1.2 Alinhe os processos em cada etapa das vendas

Em alguns casos a venda não se efetiva logo na primeira abordagem do cliente. É por isso que todos os processos e etapas da área de comercial devem ser alinhadas. Deve-se adotar critérios e responsáveis por guiar o cliente em cada etapa do processo.

1.3 Pratique o vendarketing

Vendarketing é uma técnica que une o setor de vendas com o de marketing.

Isso não quer dizer que os profissionais de uma área devem fazer o trabalho da outra, mas sim que as funções sejam complementares e tenham metas em comum, por exemplo.

2. Gerenciamento

O gestor de uma equipe de vendas precisa ter pulso firme e saber como adotar as melhores técnicas de gerenciamento. Para que você saiba como proceder, nesse caso, listamos algumas dicas que podem ser colocadas em prática, para executar o gerenciamento.

2.1 Lidere pelo exemplo

Você só terá êxito como gestor de um time de vendas se souber dar o bom exemplo. Nas empresas, os colaboradores enxergam o chefe da mesma forma como em uma família as crianças enxergam o pai ou a mãe. De nada adianta, portanto, pregar uma coisa e fazer outra.

2.2 Tenha um bom relacionamento com a equipe

O gestor de vendas não pode estar distante da sua equipe. Ele deve estar sempre aberto para conversar, ouvir críticas e sugestões, dar orientações etc. Somente assim será possível ter uma equipe unida e conquistar melhores resultados.

2.3 Dê feedbacks

Todas as demandas levantadas pela equipe de vendas precisam de um feedback, mesmo que seja negativo. É preciso mostrar para os colaboradores que eles têm voz e que você está atento ao que eles almejam, mesmo que não esteja possível de cumprir no momento.

2.4 Tenha conhecimento técnico

Um líder não pode deixar de lado o seu conhecimento técnico para focar apenas em gestão. Tudo deve ser levado em conjunto e ambas as táticas devem ser adotadas para que se obtenha maior êxito no gerenciamento de uma equipe de vendas.

3. Motivação

A terceira etapa necessário para gerenciar toda a equipe de vendas é a motivação. As pessoas trabalham mais e melhor quando estão motivadas. Logo, se você adotar métodos para satisfazer o seu time, ele apresentará melhores resultados.

Observe algumas táticas de motivação empresarial que podem ser desenvolvidas na sua empresa.

3.1 Promova treinamentos internos

Convidar palestrantes para apresentarem novidades e fazerem treinamentos internos nas empresas pode ser uma boa alternativa para motivar o time de vendas. Além dos conhecimentos repassados no encontro, os colaboradores saberão que a empresa valoriza a sua capacitação.

3.2 Faça reuniões frequentes com o time

É importante que sejam feitas reuniões frequentes, para que você possa expor os problemas detectados na rotina e o que precisa ser melhorado. No entanto, não basta apenas criticar. Esse espaço também deve ser utilizado para elogiar conquistas e agradecer pelo trabalho realizado.

3.3 Dê liberdade para que os vendedores tenham sua própria rotina

É claro que alguns compromissos são inadiáveis e devem ser feitos de forma padronizada. No entanto, em algumas situações, é possível dar liberdade para que os vendedores criem sua própria rotina. Assim, eles poderão criar a sua agenda de forma que favoreça o seu trabalho e os horários mais adequados para cada cliente ser atendido.

4. Definição/controle de metas

Todo equipe de vendas apresenta resultados mais positivos se tiver metas bem definidas e controladas. Veja algumas dicas para isso.

4.1 Verifique os indicadores da empresa

As metas de venda precisa ter base em análises profundas e projeções financeiras para a empresa. Elas não podem ser estipuladas por mero achismo. Por isso, esse trabalho deve ser realizado em conjunto com outras áreas, como a direção da empresa.

4.2 Crie metas possíveis de serem alcançadas

Você não precisa criar metas fáceis de serem cumpridas, mas elas também não podem ser impossíveis. Se o vendedor perceber que ele não tem os meios necessários para cumprir uma meta, acabará deixando isso de lado.

4.3 Recompense além do dinheiro

É claro que todos gostam de ganhar mais, mas o bônus em dinheiro não é a única forma de recompensar as metas cumpridas. Viagens, eletroeletrônicos, vale-compras, entre outros itens podem ser utilizados como meta.

Se você seguir essas 4 diretrizes, temos a certeza de que conseguirá gerenciar a sua equipe de vendas com muito sucesso. Assim, a sua empresa aumentará os resultados positivos.

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