Contar com clientes fiéis é o sonho de todas as empresas.

Quem é empreendedor sabe que o custo para conquistar uma nova venda é maior que manter uma base de público recorrente. Além disso, apostar em estratégias para fidelizar clientes faz com que a sua marca ganhe credibilidade no mercado, já que um consumidor satisfeito sempre pode indicar sua empresa para outras pessoas.

O comportamento do consumidor está em constante mudança. Há alguns anos, preço baixo era uma das principais condições para decidir uma compra. Hoje, no entanto, a experiência com a marca e a personalização do atendimento aparecem também como fatores relevantes.

Neste artigo, vamos mostrar cinco estratégias para fidelizar clientes nos dias atuais. Acompanhe!

1. Estude o seu público-alvo

Saber quem é o público-alvo é fácil, mas será que você o conhece de fato? Para fidelizar o cliente, é necessário expandir a sua visão sobre ele. Esse conhecimento ajudará a empresa a entender melhor quais são os diferenciais que o consumidor procura e a oferecer condições que o façam dispensar a concorrência.

Para começar, é interessante criar formulários de entrevista ou até mesmo conversar diretamente com os clientes. Se necessário, considerando o tamanho da sua base, invista em um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM). Essa ferramenta traz organização para o negócio e lhe ajuda a ter uma visão completa do consumidor.

Confira, a seguir, alguns exemplos de questionamentos que podem ser feitos para conhecer melhor o seu público-alvo.

  • O que o cliente quer? Como o produto/serviço pode ajudá-lo?
  • Em qual momento o cliente precisa do seu produto ou serviço?
  • Quais são os canais utilizados por ele para buscar informações sobre os produtos e serviços que deseja?

Além de ajudar na fidelização, essas informações são úteis para a segmentação de sua base de contatos. Isso porque dentro do público-alvo podem existir perfis distintos, os quais exigem estratégias diferentes no momento de realizar campanhas de marketing digital. Ter essa visão é importante para adotar as melhores estratégias e fechar mais vendas.

2. Faça um bom atendimento

Essa é uma das principais estratégias para fidelizar clientes e pode ser o grande diferencial da sua empresa. Muita se fala sobre Inteligência Artificial, Chatbots e outras tecnologias avançadas voltadas ao atendimento, mas você pode investir em soluções mais simples para satisfazer o público-alvo.

Para oferecer um suporte de qualidade, é fundamental disponibilizar vários canais de contato. Além de telefone, site e redes sociais, procure oferecer atendimento também nos aplicativos de conversas instantâneas.

Messenger, por exemplo, conta com algumas ferramentas voltadas, exclusivamente, para as páginas de empresas, com funcionalidades que facilitam o contato do cliente e ajudam a organizar informações. Recentemente, o WhatsApp também criou um aplicativo exclusivo para o universo corporativo.

Independentemente do canal de contato escolhido pelo consumidor, é importante que haja a disposição para entender qual é o problema apresentado e para encontrar formas de resolução.

Lembre-se que é fundamental agir com transparência e não fazer promessas que não podem ser cumpridas, uma vez que elas geram uma imagem negativa da organização e prejudicam o relacionamento com aqueles que estavam dispostas a fechar negócios.

3. Invista em marketing de conteúdo

Essa estratégia consiste na produção de conteúdo relevante e educativo para o seu público-alvo. Sabe por que é tão importante fazer marketing de conteúdo? A resposta está relacionada ao crescimento do acesso à internet e, consequentemente, ao aumento do volume de informações que consumimos diariamente.

Diante desse contexto, é cada vez mais difícil fidelizar o cliente, já que ele pode pesquisar sobre os concorrentes com facilidade.

Para contornar a situação, é importante que a sua empresa esteja sempre conectada com o consumidor e ofereça informações que vão ao encontro de suas necessidades. Em uma estratégia de marketing de conteúdo, você pode esclarecer as principais dúvidas por meio de postagens em blog, redes sociais, infográficos, e-books, webinars, entre outros formatos.

Ao mostrar que a organização é especialista no assunto e está disposta a compartilhar esse conhecimento, sua marca conquistará a confiança do cliente e criará credibilidade no mercado.

4. Desenvolva novos produtos

Nos últimos anos, tivemos um avanço tecnológico expressivo. Diante de tantas opções de produtos e serviços, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às empresas. Nesse contexto, apostar na inovação tornou-se uma grande estratégia de fidelização.

Para identificar que tipo de produto deve ser lançado, o primeiro passo é descobrir de que forma a empresa pode facilitar o dia a dia do público-alvo dela. Quando falamos de inovação, também é crucial estar atento às novidades do mercado, analisar o que a concorrência está oferecendo e estudar sobre a sua área de atuação.

5. Construa um relacionamento com o cliente

O bom relacionamento entre cliente e empresa começa no primeiro contato e vai até o pós-venda. Nesse sentido, para garantir bons resultados, é importante que exista uma cultura empresarial que incentive boas práticas.

Criar processos organizacionais que facilitem a resolução de problemas e oferecer todo o suporte necessário são exemplos de como ter um bom relacionamento com o cliente. Além disso, é necessário investir em ações de marketing que tragam benefícios para ele.

Existem algumas práticas que já são utilizadas há bastante tempo, mas que continuam trazendo ótimos resultados. Oferecer desconto no dia do aniversário ou em datas sazonais, enviar brindes para clientes fiéis e criar programas de fidelidade são alguns exemplos.

Outra dica é proporcionar experiências diferenciadas. Cada segmento de negócio pode apostar em ações que tragam algum benefício para o seu público-alvo.

Se você tem uma gráfica, por exemplo, poderá disponibilizar alguns materiais gratuitos para a clientela, como calendários e planners. Pode parecer uma atitude simples, mas, com certeza, a marca vai destacar-se na memória do presenteado quando ele precisar do serviço novamente.

Praticar estratégias para fidelizar clientes é um trabalho fundamental para garantir o crescimento do negócio. Ela exige investimento em vários fatores, que envolvem relacionamento, produção de conteúdo e atenção para as novidades do mercado.

Para conseguir bons resultados, é importante planejar-se, orientar os colaboradores e sempre monitorar os resultados.

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