Em nosso dia a dia, você já deve ter percebido como andamos rodeados por diferentes símbolos, não é mesmo? Mas saiba que há uma estratégia por trás disso, afinal, as companhias têm utilizado a identidade visual para gerar diferentes emoções nas pessoas: conforto, insatisfação sobre uma situação, desejo ou segurança.

Dessa forma, as empresas conseguem, de modo indireto, provocar alguma ação, como facilitar a decisão de compras, por exemplo. Mas, afinal, o que leva as pessoas a terem essa reação?

Quando uma identidade visual é bem construída, consegue transmitir os valores que a empresa carrega, e é fato que ela chamará mais atenção por parte do público, por isso, ele terá maior confiança de realizar alguma compra em seu empreendimento.

Depois de ler o artigo, você saberá como o uso de uma identidade visual pode impactar, de forma positiva, o número de suas vendas. Porém, antes, entenda mais sobre esse poderoso recurso.

O que é uma identidade visual?

Sabemos o quanto é desafiador ser conhecido no mercado nos dias de hoje. Afinal, a todo momento, as empresas disputam entre si pela atenção de seu público. Por isso, você deve construir a sua própria identidade para ser mais bem reconhecido no meio da concorrência.

Basicamente, a identidade visual é a combinação de diferentes elementos visuais, que, em sua totalidade, desenvolvem uma identidade própria e única da sua empresa. Entre os elementos, podemos citar o uso de cores, personagens e tipografias.

A sua junção resulta na criação de um logotipo, que deve expressar, de forma clara e objetiva, os valores e ideias sobre o que o seu empreendimento defende aos seus clientes. Com esse material, o gestor, junto à sua equipe de marketing e designers, deve reproduzir materiais promocionais em cartões de visita e flyers para auxiliar na divulgação da sua marca.

Como a identidade visual define e representa a sua marca?

De acordo com Mark McNeilly, professor da Kenan-Flagler Business School e colunista da Fast Company, é por meio de uma identidade visual que as pessoas reconhecerão o seu produto. Para que a prática seja efetiva, a empresa deve estabelecer uma relação emocional com o seu público.

Por esse motivo, Mark ressalta o quanto o design deve ser pensado de forma paralela ao desenvolvimento do produto. O problema é que muitas empresas negligenciam essa etapa, por esse motivo, apesar de a qualidade ser boa, a marca deixa de gerar conexão com as pessoas, o que resulta no baixo número de vendas.

Mas, afinal, como melhorar a comunicação visual para atrair mais usuários?

Como qualquer boa história, as imagens devem acompanhar a evolução e o crescimento de uma empresa. O Google, por exemplo, de tempos em tempos, muda o seu próprio logo com a finalidade de mostrar, visualmente, o crescimento da companhia.

Como a identidade visual auxilia campanhas online?

No artigo, ressaltamos o quanto é importante para uma empresa desenvolver a sua imagem na Internet. Além de aumentar a percepção de novas pessoas, a prática faz com que você construa uma boa reputação sobre a sua marca e seus produtos.

Mas, afinal, quais são os ganhos reais sobre o esforço? Quais benefícios elas podem gerar em uma campanha online?

Seja reconhecido

As pessoas estão exaustas de receber apenas conteúdos promocionais. Por outro lado, quando você começa a gerar valor para o seu público, alinhado a uma imagem impactante da sua empresa, automaticamente, as pessoas lembrarão de você e farão questão de receber as suas ofertas.

Tenha um posicionamento

É provável que o seu mercado esteja repleto de concorrentes, correto? Por esse motivo, você deve utilizar a sua imagem para melhorar o seu posicionamento. Quando uma empresa demonstra valor, alinhando estratégias de conteúdo junto à identidade visual, a sua marca será mais bem recordada pelas pessoas em suas futuras publicações.

Gere um vínculo

Quando uma empresa transparece os seus valores ou culturas, por meio de uma identidade visual, é natural que as pessoas tenham maior identidade com a sua marca. Em alguns casos, o forte vínculo tende a gerar uma comunidade fiel de seguidores.

Reduza os riscos

Sabemos o quanto o mundo dos negócios é dinâmico. Afinal, basta uma empresa deixar de inovar para ver os seus concorrentes aproveitarem a oportunidade para se destacar diante de você.

Por outro lado, quando o empreendedor investe em sua identidade visual, é fato que a sua empresa terá maior tempo para responder à altura, já que você poderá aproveitar a base de seguidores para reerguer o seu empreendimento.

Tenha maior rentabilidade

Outro fator que preocupa os empresários tem relação com o quanto será preciso investir em suas campanhas promocionais.

Com uma imagem clara e posicionada, a empresa poderá reduzir os seus custos em marketing. Com uma identidade bem recebida pelo público, a organização tende a ganhar destaque rapidamente nas mídias sociais. Dito isso, ela terá maior retorno financeiro em suas campanhas estratégicas.

No entanto, fique atento! Para que a estratégia seja efetiva, a identidade visual deve ser bem definida, seguindo os valores da empresa que representa. Por esse motivo, é fundamental contar com a ajuda de profissionais para cuidar do processo, como abordaremos a seguir.

Por que devo contar com alguém qualificado?

Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer, em uma divulgação online, é acreditar que o desenvolvimento da identidade visual é um custo para a companhia. Por esse motivo, é comum vermos empresas negligenciando a prática, ou, até mesmo, delegando a tarefa para pessoas pouco experientes.

Como resultado, é natural que o retorno seja abaixo do esperado. As pessoas não compreenderão a mensagem, logo, passarão a ignorar a sua marca.

Por outro lado, quando contamos com uma agência já estruturada, com profissionais capacitados para atender a demanda, as empresas passam a receber os seguintes benefícios:

  • eliminação da necessidade de contratar novos profissionais em sua empresa;
  • redução do custo em treinamentos e capacitações para realizar a atividade;
  • apoio de um trabalho de melhor qualidade;
  • concentração da equipe nas respectivas atividades, enquanto a agência cuida da sua identidade visual;
  • percepção de maior destaque nos canais de comunicação.

Para garantir uma presença digital eficiente, é fundamental que a sua empresa desenvolva uma identidade visual própria. Quando você demonstra, por meio de imagens, os seus valores e quais as causas que defende, é natural que as pessoas gerem maior conexão com os seus conteúdos.

Nós, da Mad Brain, ajudamos empresas a construir uma presença sólida na Internet, com estratégias de Marketing Digital, E-mail Marketing, Gestão de Redes Sociais e, inclusive, por meio da Identidade Visual, como mencionamos no artigo.

Para saber como você pode atrair mais pessoas e poupar tempo nas atividades de marketing em sua empresa, visite o nosso site!

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