O uso do Instagram para empresas é cada vez mais recomendado para as organizações, uma vez que essa é considerada por muitos especialistas como a rede social do momento.

Para que você tenha uma ideia, 30% dos usuários do Instragram já compraram um produto que visualizaram na rede social, segundo um levantamento do Yotpo Voice. Esse número é bastante animador, uma vez que a rede social já tem 1 bilhão de usuários ativos por mês, segundo o portal Tecmundo.

Mas como tirar proveito do Instagram para empresas? Será que é possível torná-lo uma verdadeira máquina comercial?

Na sequência, vamos explicar como utilizar essa rede social para negócios e daremos dicas para que a sua empresa colha muitos resultados positivos nessa rede social. Acompanhe!

Como criar um Instagram para empresas?

Até pouco tempo atrás, as contas para empresas funcionavam da mesma forma do que as de usuários comuns no Instagram. Porém, para aperfeiçoar o trabalho das organizações que anunciam na rede, foram criadas as chamadas “contas para negócios”.

Desse modo, qualquer usuário pode transformar um perfil comum em comercial, opção recomendada para as empresas de modo geral, artistas, políticos e outras figuras públicas.

Criar um Instagram para empresas é bastante simples. Para isso, siga os passos abaixo:

  • acesse o perfil da sua empresa no Instagram e clique no ícone da engrenagem;
  • localize e clique na opção “mudar para o perfil comercial”;
  • leia as dicas sobre perfis comerciais que aparecerão e faça as configurações solicitadas, sempre clicando no botão “continuar” após cada uma;
  • depois disso, você será direcionado para uma página “conectar ao Facebook”. Isso é necessário, uma vez que o gerenciador de anúncios do Instagram é o mesmo do Facebook;
  • na página “conectar ao Facebook”, clique na opção “escolher página”. Uma lista abrirá com todas as fanpages que você gerencia no Facebook. Escolha a que deseja vincular à conta do Instagram;
  • após isso, você deverá informar um e-mail comercial. O endereço informado será disponibilizado para que os seguidores possam entrar em contato com você.

Pronto! Depois de ter feito tudo isso, você terá criado um Instragram para empresas e poderá desenvolver estratégias para a sua empresa por meio dessa rede social.

Que conteúdos podem ser desenvolvidos no Instagram para empresas?

O Instagram aceita conteúdos em formato de fotos e vídeos. Por ser extremamente visual, não se recomenda utilizar textos muito longos nessa plataforma.

Veja algumas ideias de posts que podem ser desenvolvidos em seu Instagram!

Fotos divertidas do dia a dia da empresa

Caso a sua marca seja mais descontraída e permita compartilhar situações divertidas e informais que acontecem no dia a dia da empresa, essa pode ser uma excelente forma de trabalhar a transparência.

Por meio desse tipo de conteúdo, as pessoas se sentirão mais próximas e íntimas do seu negócio.

Divulgue os seus produtos e serviços

Você também deve anunciar os seus produtos e serviços no Instagram, porém com moderação. As pessoas não acessam redes sociais exclusivamente para verem propaganda e podem deixar de seguir seu perfil caso insista apenas nesse tipo de post

A ideia é que você use a chamada regra 80/20, que orienta que 20% dos posts sejam de publicidade direta e 80% sejam mais interativos e informacionais.

Seja parceiro de causas sociais

Aproveite causas sociais como o Outubro Rosa, as campanhas de doação de sangue, entre outras para fazer posts alusivos. Assim, as pessoas perceberão que a sua marca também está preocupada com a sociedade em que está inserida.

Promova concursos

Você pode fazer concursos no seu Instagram, promovendo assim mais engajamento com os seus seguidores. Uma ideia interessante é incentivar os usuários a fazerem fotos com produtos da marca e utilizar uma hashtag específica.

Assim, depois de determinado período, quem tiver mais curtidas será premiado com um brinde da marca.

Faça stories

As stories são um tipo de publicação que permanece apenas 24 horas no Instagram.

Elas se localizam em um local diferente do feed e são ideias para divulgar promoções e ações que estão acontecendo em tempo real, como a transmissão ao vivo de eventos patrocinados pela empresa.

Como utilizar o Instagram Ads e fazer anúncios nas redes sociais?

Para criar anúncios no Instagram Ads, você precisa acessar o seu gerenciador de anúncios, que é o mesmo do Facebook. Feito isso, deve-se desenvolver os seguintes passos:

  • defina o objetivo do anúncio: pode ser o reconhecimento da marca, tráfego para o site, aumento do alcance, entre outras opções;
  • defina o seu público: escolha o perfil de usuários que você deseja que visualizem o anúncio. Pode-se segmentar por idade, gênero, interesses etc;
  • escolha a posição do anúncio: na página de posições, escolha o menu “Instagram” e selecione se deseja mostrar o anúncio no feed ou nas stories;
  • defina um orçamento: escolha o valor que você deseja pagar pelo anúncio. O valor mínimo a ser gasto é de R$ 1,00 por dia de exibição da publicação. Conforme você aumenta o valor simulado, o gerenciador mostra uma estimativa de público que será alcançado;
  • observe as regras para anúncios: para que o seu anúncio não seja rejeitado, você precisa seguir uma série de boas práticas recomendadas pelo Facebook e o Instagram. Uma delas é que as imagens devem ter, preferencialmente, apenas 20% de texto.

Quais são os formatos de posts que podem ser feitos no Instagram Ads?

Você pode criar posts de diversos formatos no Instagram Ads. Os principais deles são os seguintes:

  • imagem única;
  • vídeo único;
  • carrossel: até 10 imagens ou vídeos em um slideshow;
  • apresentação multimídia: até 10 imagens transmitidas em loop com trilha sonora;
  • formulário de leads: formulário que direciona os usuários para o seu site;
  • stories: anúncios apresentados no campo de stories. Podem ser imagens ou vídeos de no máximo 15 segundos.

Compreender o potencial do Instagram para empresas é essencial para as empresas que desejam obter mais lucratividade e assim tornar a plataforma uma verdadeira máquina comercial. Esperamos que você tenha tirado boas dicas de nosso post e possa colocá-las em prática para potencializar o seu negócio.

E como estamos falando em redes sociais, que tal conhecer as nossas? Estamos no Facebook e no Instagram.

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