O Brasil possui mais de 116 milhões de pessoas com acesso à internet. Destes, 94,2% utilizaram a rede online para trocar mensagens e conversar com seus contatos. Assim, as empresas perceberam que precisam estar onde as pessoas estão e começaram a investir em marketing nas redes sociais.

O Facebook é, com certeza, a rede social de maior alcance mundial atualmente, com cerca de 2,13 bilhões de usuários ativos. Estratégias de marketing no Facebook se tornaram necessárias para qualquer empresa que queira ter sucesso com os seus produtos no mundo digital.

Procurando maneiras não invasivas de comunicação com o público, as empresas adotam cada vez mais estratégias como o Inbound Marketing, que consiste em atrair o possível comprador ativamente para dentro do seu site ou loja, e não apenas apresentar um comercial intrusivo.

Assim, não só atraem mais clientes, como reduzem custos em campanhas pouco efetivas, por ter maior facilidade de segmentar o seu público-alvo e se tornar referência no mercado.

Neste artigo, descubra como criar uma página no Facebook e entenda o que fazer para aumentar a visibilidade da sua empresa dentro desta rede social tão popular.

A importância de uma página no Facebook

Antes de colocar a mão na massa, saiba que o Facebook dá duas opções para quem for entrar na rede social: criar uma página ou um perfil. O perfil é de uso pessoal, enquanto a página é voltada para o uso comercial, sendo otimizada para facilitar a comunicação de marcas com seus potenciais compradores.

É por meio da sua página que você poderá criar e desenvolver um relacionamento com os visitantes, para que estes passem a se interessar e adquirir os produtos oferecidos em sua loja.

Crie sua página

Para criar a página da sua empresa, certifique-se de estar logado com o seu perfil pessoal do Facebook. Após o login, na barra lateral à esquerda, dentro do menu “Explorar”, clique em “Páginas” e, na tela seguinte, “Criar página”.

Posteriormente, você deve escolher entre as opções:

  • Negócio ou marca”: indicado para empreendedores que desejam melhorar a visibilidade de seus produtos, usando o nome da sua companhia ou do produto a ser apresentado;
  • Comunidade ou figura pública”: caso o seu foco seja voltado para divulgar a sua imagem própria ou arrecadar fundos para uma ação social.

A escolha da categoria correta permite que a sua página seja encontrada com maior facilidade pelas pessoas. Caso seja necessário, é possível alterar a opção posteriormente.

Preencha as informações de nome da página e descrição do seu empreendimento e, em seguida, você deve escolher a foto de perfil da página. Por esse motivo, considere colocar o seu logotipo, assim, você trará maior credibilidade à sua página.

Já para a imagem de capa, procure escolher fotos relacionadas ao produto a ser vendido ou para alguma campanha/ promoção atual da empresa. Neste caso a empresa pode contar com a imaginação para chamar a atenção do público.

Antes de prosseguir, recomendamos que você leia sobre os Termos de Páginas do Facebook para entender o que é ou não permitido publicar em sua própria fan page.

Depois de incluir as informações iniciais, a empresa tem a liberdade de iniciar a produção de conteúdo. Para auxiliar no processo, veja algumas dicas a seguir.

Chame a atenção do público com os posts

O Facebook aceita uma grande quantidade de formatos de conteúdo, como textos, vídeos, imagens, gifs, emojis, etc. Por isso, trace uma estratégia que utilize os artifícios que façam sentido dentro do que você tem capacidade de produzir e que faça sentido para a sua persona.

Um dado interessante é que, de acordo com a Sumo, posts bem ilustrados pode ter um engajamento de até 2.3x maior em sua audiência. Dito isto, sempre que possível — e que fizer sentido para a sua estratégia — utilize imagens para atrair ainda mais atenção às suas publicações.

Seja consistente

Para que as pessoas continuem acompanhando o seu trabalho, é preciso criar consistência em seus posts. Afinal, o próprio Facebook conta com um algoritmo para dar maior destaque para as páginas que trazem novidades para a sua audiência.

Produza conteúdo dentro de um calendário editorial — ou procure uma agência que possa fazer essas publicações por você. É importante ter consistência e organização nas suas estratégias de marketing no Facebook para não correr o risco de ficar sem ideias do que publicar no dia.

Mantenha um bom relacionamento com o público

Você já sabe que a consistência é fundamental para que o Facebook mostre o conteúdo para o seu público-alvo. Mas sabia que as interações que acontecem na sua página têm grande importância na divulgação de suas publicações?

Ao criar um relacionamento com a audiência, as pessoas farão questão não apenas de ter maior contato com a sua empresa, como também serão os primeiros a divulgar o seu trabalho para os conhecidos, se tornando verdadeiros clientes promotores.

Mantenha a sua página ativa na rede social, mas não se esqueça de que é preciso conversar com o seu público.

Entenda os seus problemas, leia, curta e resolva as dúvidas pelos comentários e pelo Facebook Messenger. Além disso, a prática constante permite que a sua audiência veja você como autoridade no assunto, essencial para garantir a confiança do público.

Faça demonstrações

Uma boa forma de gerar vendas ou de aumentar o interesse das pessoas nos seus produtos é utilizando o Facebook como plataforma para as suas demonstrações de uso dos seus produtos ou serviços. Por isso, quando for produzir este tipo de conteúdo, demonstre as suas principais qualidades, mostre dicas, gere curiosidade nas pessoas.

Mas, lembre-se de produzir outros tipos de conteúdos que falem sobre as dores e dúvidas do seu público, e não fale somente dos seus produtos, ok?

É importante que, dentro de uma estratégia de Inbound Marketing tenha esses dois tipos de conteúdos para garantir que o público está interessado realmente em um relacionamento com a marca, e não apenas na transação comercial.

Melhore o marketing no Facebook usando o Gerenciador de Anúncios

Apesar da plataforma possibilitar a divulgação de forma gratuita, você pode optar por aumentar a velocidade de crescimento impulsionando os seus posts.

Com as mudanças nos algoritmos da rede social, a plataforma tem limitado o alcance orgânico das páginas, ou seja, das publicações gratuitas, tornando os posts comuns menos vistos pela comunidade. Então, como solucionar este caso?

Crie a sua primeira campanha

Para dar início ao impulsionamento de posts, você deve utilizar a ferramenta Gerenciador de Anúncios do próprio Facebook. Para auxiliar tanto os novos usuários, quanto os veteranos, a rede social desenvolveu as seguintes ferramentas:

  • Criação Guiada: indicada para os principiantes, o formato traz um passo a passo para que o anunciante lance a sua primeira campanha na plataforma;
  • Criação Rápida: indicada para quem já está habituado, permite que o próprio profissional escolha rapidamente as melhores opções para a sua estratégia.

Gerencie as campanhas

Para facilitar o controle das campanhas, a rede social disponibiliza aos seus anunciantes o “Gerenciamento de campanha”. Nele, você conta com diferentes opções:

  • editar o orçamento das campanhas;
  • definir o público-alvo;
  • definir o posicionamento;
  • editar anúncios em massa;
  • pausar, copiar ou relançar campanhas a qualquer momento.

Estas práticas permitem que o gestor tenha maior controle das ações, garantindo que as estratégias a serem tomadas sejam mais assertivas em seus lançamentos. A questão que surge é: como saber se uma campanha teve um bom desempenho?

Acesse os relatórios

Para saber o andamento de uma campanha, a plataforma disponibiliza relatórios para que os produtores verifiquem se os posts têm atingido os objetivos traçados na fase de planejamento. Assim, você pode encontrar pontos de melhorias e desenvolver campanhas mais assertivas para o negócio.

Além disso, a ferramenta permite encontrar assuntos que podem se tornar tendências em um determinado período de tempo, permitindo que você consiga se planejar para campanhas sazonais, como a Black Friday, por exemplo.

Como muitas pessoas já estão no Facebook, é natural que muitas empresas já estejam por lá também, o que quer dizer que a concorrência por visibilidade está crescendo cada vez mais.

A solução para esta situação é contar com uma agência especializada no meio digital. Com a ajuda de profissionais capacitados, nós da Mad Brain podemos ajudar a sua empresa a se destacar não apenas com o Marketing no Facebook, mas em todas as principais mídias sociais do mercado, gerando resultados reais.

Para saber mais detalhes, entre em contato com a gente!

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