Embora não devam ser o único foco do seu marketing digital, plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter são fundamentais. No entanto, é preciso saber fazer bom uso delas, por exemplo, descobrindo os melhores horários para postar nas redes sociais.

No artigo de hoje, você vai entender como fazer isso. Vai perceber também que, embora não exista uma “receita de bolo”, há certas regras no que diz respeito aos horários de postagens.

Pronto para compreender uma das melhores formas de conseguir curtidas, cliques e comentários orgânicos nas principais redes sociais da sua empresa? Então leia até o fim.

Por que escolher os melhores horários para postar

O universo das redes sociais é incrivelmente dinâmico. Algumas certezas de hoje podem se tornar más práticas amanhã. E toda decisão estratégica varia de acordo com a idade e outros dados demográficos do seu público.

Além disso, algumas redes sociais não são muito conservadoras em relação às suas regras: Facebook e Instagram, por exemplo, fazem ajustes nos seus algoritmos com frequência.

De forma geral, o que esses ajustes buscam é exibir o mínimo de conteúdo corporativo para os usuários, de modo a liberar espaço em sua timeline para as postagens de amigos e familiares. Nesse contexto, muitas empresas recorrem aos anúncios pagos, o que não deixa de ser uma boa ideia.

Seja como for, há outras formas orgânicas — isto é, não pagas — de se fazer presente na timeline dos seus clientes potenciais, e escolher bons horários para postar é uma delas.

Além disso, postar nos horários certos e monitorar suas redes sociais ajuda a compreender o comportamento do seu público. Você fica mais próximo da sua buyer persona e tem melhores informações para tomar decisões no marketing.

Como identificar os melhores horários

Antes de tomar qualquer atitude, é interessante que você avalie o estágio atual das suas redes sociais. Em outras palavras, que colete alguns dados que vão servir para fazer comparações no futuro. E, caso não saiba, as próprias redes que você utiliza emitem um relatório que ajuda a descobrir os melhores horários para postar.

Só depois de fazer essa análise, comece a experimentar as dicas de horários que vamos dar aqui. Como dissemos no início deste artigo, não necessariamente os melhores horários gerais são interessantes para o seu negócio.

Anote os números médios de visualizações, cliques, comentários e respostas em postagens. Relacione esses números com o horário em que tem o hábito de postar e tome notas.

Se você utiliza muitas redes sociais diferentes e gostaria de ver os resultados numa mesma tela — tornando mais prático fazer relatórios ao compará-los entre si — pode recorrer a aplicativos como HootsuiteBuffer e BuzzSumo, só para citar os mais comuns.

Os melhores horários para cada rede social

Agora que você já levantou alguns dados — e, principalmente, descobriu como monitorar os resultados e horários das suas redes sociais — vamos aos melhores horários para postar:

Facebook

Embora tenha perdido um pouco da sua hegemonia para o Instagram nos últimos anos, o Facebook ainda é a maior rede social do planeta. Em outras palavras, é lá que você pode encontrar o maior número de usuários.

Há grandes chances de a plataforma de Mark Zuckerberg funcionar melhor para a sua empresa de 12:00 às 14:00, principalmente às quartas. Às quintas-feiras, as postagens costumam dar melhores sinais de engajamento um pouco mais tarde que isso, entre as 13:00 e as 15:00 horas.

Curiosamente, as tardes durante os dias de semana são bons momentos para postar. Uma possível explicação para isso é o fato de as pessoas gostarem de aproveitar o horário de almoço no trabalho para checar suas redes sociais. Seja como for, entre 10 da manhã e 3 da tarde é sempre um ótimo horário para se postar durante a semana.

Sábados e domingos, por sua vez, não são nada bons, provavelmente porque muita gente não está em casa nesse momento. Mesmo com o fato de muitas pessoas trabalharem aos sábados, esses dias não apresentam bom engajamento.

Twitter

O Twitter não limita — ao menos não afirma isso publicamente — o alcance de conteúdo orgânico para empresas como o Facebook faz, o que o torna uma ótima opção para a sua presença online.

Além disso, a plataforma de Jack Dorsey, pela própria natureza das suas mensagens curtas, é muito interativa. Milhões de tuítes são feitos por dia, e a maior parte não passa despercebida aos fiéis usuários dessa rede social.

Esses usuários, por sinal, reagem mais ativamente a tuítes feitos entre 9:00 e 10:00 de sexta-feira. E, no geral, a sexta é o melhor dia para postar, ao contrário do que acontece com muitas outras redes sociais.

Durante a semana, entre 10 da manhã e meio-dia também são bons dias e horários. Ao contrário do que acontece com o Facebook, o Twitter tem muito engajamento nos fins de semana.

Instagram

O Instagram é, definitivamente, a rede social da moda. Suas características visuais e a dinamicidade dos conteúdos postados conquistou milhões de brasileiros relativamente rápido.

Não à toa, é fácil perceber que seus usuários são mais jovens que os do Facebook, por exemplo. O Instagram também limita o alcance orgânico das postagens, a exemplo do que acontece com aquela rede social.

Em geral, as quartas às 15 horas são o melhor horário para se postar no Instagram. E, assim como acontece com o Facebook, as quintas-feiras são excelentes, pois os posts costumam apresentar bom alcance quase o dia todo. Outros horários eficazes são terças e sextas, de 9 da manhã às 6 da tarde. E o domingo é um péssimo dia.

LinkedIn

A rede social para contatos profissionais é um pouco diferente das outras. Primeiro, porque o seu foco é exclusivamente relacionado a trabalho. Em segundo lugar, porque conseguir engajamento no LinkedIn com anúncios pode ser absurdamente caro. Ou seja, alcance pago não é opção para quem tem um orçamento de redes sociais enxuto.

Por outro lado, é o local ideal para atrair novos colaboradores e manter sua marca na cabeça das pessoas, tenham elas intenções profissionais com relação à sua empresa ou não.

quarta-feira é o melhor dia do LinkedIn, e o melhor horário é das 15:00 às 17:00. Durante a semana, de terça a quinta, são bons dias também. Sexta e segunda são os piores dias dessa rede social.

As redes sociais são parte importante de uma estratégia de marketing digital e, por isso, merecem a sua atenção. E não há jeito melhor de aumentar seu alcance orgânico do que observar os melhores horários para postar.

Já que o tópico deste artigo são as redes sociais, que tal compartilhar este conteúdo nas suas? Fazendo isso, você pode gerar um debate construtivo e colher boas ideias para os próximos passos do seu marketing digital!

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