A ferramenta Google AdWords foi lançada no ano 2000 e desde então vem passando por atualizações e modificações para que as empresas tenham mais resultados positivos no buscador mais utilizado na internet.

A mais recente alteração mudou até mesmo o nome do serviço, agora chamado Google Ads, e o deixou muito mais completo para os usuários, que têm novos meios para divulgar os seus negócios na rede mundial de computadores.

Neste artigo, vamos explicar o porquê dessa mudança ter sido realizada, quais são as novas possibilidades oferecidas pelo Google e como elas impactam os anunciantes. Quer ficar bem informado sobre esses assuntos? Então continue conosco e confira!

Por que e quando as mudanças foram feitas no Google AdWords?

Como explicamos, o Google lançou o serviço Google AdWords no ano 2000. Antes disso, em 1998, o serviço já funcionava com um formato um pouco diferente, em que vendedores procuravam empresas interessadas em comprar anúncios em forma de banners que eram mostrados no buscador.

Porém, a internet evoluiu e o Google Adwords acompanhou essa evolução. O que era visto no início quase como um serviço de luxo e para as grandes empresas está ao alcance de qualquer tipo de negócio hoje, desde uma grande multinacional até a padaria da esquina. Todos podem investir na compra de palavras-chave para serem encontrados por meio de pesquisas no Google.

Com o avanço da internet, surgiram novos meios de anunciar, como em vídeo, em anúncios de instalação, no formato de cartões de produtos etc. Por isso, em 2018, o Google ampliou o seu serviço de anúncios e passou a chamá-lo de Google Ads.

O que significa o termo Google Ads?

O antigo nome Google AdWords trazia a junção de dois termos da língua inglesa, “ads”, que significa anúncio e “words”, que significa palavras. Desse modo, Google AdWords quer dizer anúncios baseados nas palavras-chave pesquisadas pelos usuários do Google.

Esse nome tornou-se muito limitado uma vez que o formato de anúncios por meio de palavras-chave deixou de ser o único disponível. Assim, a fim de poder englobar todo o guarda-chuva de serviços oferecidos, optou-se por modificar o nome para Google Ads, pois ele reflete de maneira muito mais direta os serviços de publicidade disponibilizados pela gigante da tecnologia.

Para anunciar no Google Ads, é preciso determinar os clientes potenciais por meio da definição da geolocalização e dos idiomas. Em seguida, deve-se escrever um anúncio de apresentação do negócio seguindo uma estrutura adequada e selecionar as palavras-chave que devem direcionar para a publicidade.

É importante destacar que se você tem uma pizzaria e configura uma palavra-chave como “pizza delivery”, por exemplo, não pagará cada vez que alguém pesquisar sobre o assunto e o seu resultado aparecer, mas sim quando as pessoas clicarem no seu anúncio.

Quais são as principais mudanças realizadas e como as ferramentas Google foram reorganizadas?

A reorganização das ferramentas está entre as principais mudanças realizadas pelo Google. Essa necessidade foi sentida pela empresa, que percebeu mudanças nas expectativas dos consumidores do seu serviço de anúncios.

Para acompanhar os novos comportamentos dos usuários da internet, o Google desenvolveu diversas soluções publicitárias, o que inclui os diversos tipos de anúncios de links patrocinados e também as ferramentas analíticas.

Com tantos recursos disponíveis, o gerenciamento de campanhas de marketing digital se tornou muito complexo para os anunciantes. Qualquer empresa pode anunciar no Google, mas nem todas têm as mesmas metas e objetivos. Portanto, é necessário encontrar a solução ideal para cada uma delas.

Para facilitar esse trabalho, o Google reorganizou as suas ferramentas de publicidade em três grandes blocos. O primeiro deles é o Google Ads, substituto do antigo Google AdWords.

Os outros dois blocos são chamados de Google Ad Manager e Google Marketing Platform. A seguir, falaremos brevemente sobre cada um deles.

Google Ad Manager

O Google Ad Manager é um bloco que unifica duas ferramentas: o DoubleClick for Publishers (DFP) e o DoubleClick Ad Exchance (AdX).

Trata-se de uma solução cujo objetivo é simplificar os anúncios de forma programática. A ideia é beneficiar os anunciantes do Google aumentando seus lucros de acordo com o modo como seus públicos-alvo interagem com os conteúdos online.

Google Marketing Platform

Por sua vez, o Google Marketing Platform reúne outros dois serviços que agora representam uma única marca: o DoubleClick e o Google Analytics 360 Suite.

Essa união tem o objetivo de simplificar as formas como são feitos os anúncios no Google visto que utiliza apenas uma plataforma unificada. De acordo com o Google, esse novo método de trabalho facilita o estabelecimento de metas e as torna alcançáveis para o negócio.

O Google Marketing Platform também contempla o Display & Video 360, que combina recursos de outros serviços como o DoubleClick Bid Manager, o Campaign Manager, o Studio e o Audience Center.

Juntos, todos esses serviços permitem uma maior colaboração entre as equipes criativas da organização para que possam ser realizadas campanhas de publicidade de diversos formatos em um único local.

Existe a possibilidade de novas mudanças no Google Ads?

A resposta para essa pergunta é sim, pois o comportamento dos consumidores e o modo como as pessoas se relacionam por meio da internet mudam de tempos em tempos. Logo, nada é estático no ciberespaço e mudanças podem surgir a qualquer momento.

As alterações mais recentes no Google Ads já trazem novidades interessantes para as empresas, sobretudo pelos diferentes formatos de anúncios (em textos, vídeos e outros), possibilitando maior visibilidade para as marcas em um mundo que é cada vez mais conectado e multiplataforma.

É por conta das mudanças constantes que as empresas que desejam ter sucesso em suas campanhas digitais por meio do Google Ads precisam contar com o suporte de uma agência digital especializada. Afinal, os resultados alcançados não serão satisfatórios para a organização caso elas sejam mal configuradas.

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