Atrair a atenção do consumidor na internet é um desafio para toda pequena e média empresa. O seu público-alvo está lá, procurando por uma solução que você pode oferecer. Seu site também está, e a pergunta que não quer calar é: por que parece que as pessoas nunca chegam até ele?

Com uma concorrência cada vez maior, é preciso investir em ações que façam a sua marca se destacar em meio a tantas informações. Neste artigo, vamos explicar o que é marketing digital, suas principais vantagens e quais ações podem ajudá-lo a conquistar mais clientes. Boa leitura!

O que é marketing digital?

O conceito de marketing digital é muito amplo, mas, se pudermos resumi-lo em uma frase, trata-se de um conjunto de estratégias voltadas para a divulgação de uma empresa na internet. Quando falamos em divulgação, ela vai muito além daquele modelo tradicional de marketing que acompanhamos durante vários anos.

O consumidor não é mais passivo, ou seja, ele não fica esperando as marcas criarem grandes campanhas para se informarem sobre as opções do mercado. Com o aumento do acesso à internet, as pessoas passaram a pesquisar sobre as empresas quando precisam solucionar um problema ou adquirir um produto. Para se destacar da concorrência, é necessário investir em algumas ações que veremos ao longo do artigo.

Quais são as principais vantagens?

Um dos principais benefícios dessa estratégia é em relação ao custo-benefício. Enquanto o marketing tradicional sempre exigiu um alto investimento, ações no ambiente digital permitem que orçamentos menores também conquistem bons resultados.

A facilidade na segmentação do público-alvo é um dos motivos que fazem o marketing digital ser tão eficaz. Por exemplo: caso você tenha uma loja de roupas femininas, você pode criar anúncios voltados para esse público, incluindo a faixa etária, a localidade das consumidoras e, até mesmo, os gostos mais comuns desse grupo.

Outra vantagem é a facilidade em mensurar os resultados. As ferramentas utilizadas fornecem dados estratégicos que permitem verificar o ROI (retorno sobre investimento), reduzir custos, identificar a interação do consumidor com o seu site, entre outras informações.

Como fazer marketing digital?

Com certeza, essa dúvida já deve ter passado pela sua cabeça diversas vezes. Essa situação é comum, pois trata-se de uma estratégia muito ampla. Para ajudar, fizemos um resumo das principais ações. Confira a seguir.

Redes Sociais

Segundo um levantamento da ComScore, os brasileiros passam 650 horas por mês conectados às redes sociais — uma média 60% maior do que o resto do planeta. O que esse dado quer dizer? Que as empresas que têm uma estratégia específica para as redes sociais têm maiores chances de sucesso na captação de clientes.

O primeiro passo é identificar quais são aquelas em que o seu público-alvo está mais presente. Em seguida, comece a produzir um conteúdo que seja interessante e estimule o engajamento com a sua empresa. Uma dica é investir em conteúdo audiovisual, como vídeos, stories e transmissões ao vivo.

Inbound Marketing

Conhecido também como Marketing de Atração, trata-se de um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair o consumidor por meio de conteúdo. O Inbound Marketing conta com 3 pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais. E por que ele é tão importante?

Como citamos no começo do artigo, o consumidor criou o hábito de pesquisar diversas opções antes de fechar negócio com uma empresa. Preço baixo e qualidade são características importantes na decisão de compra, mas não são suficientes para atrair a atenção das pessoas na internet. O motivo é simples: as empresas oferecem condições muito parecidas, que podem ser comparadas em poucos minutos.

Para se destacar, é necessário oferecer ao seu público-alvo informações que vão ao encontro de suas necessidades. Dessa forma, sua marca conquista a confiança do consumidor e cria um bom posicionamento online. 

E-mail Marketing

Apesar de ser uma das estratégias mais antigas dentro do marketing digital, enviar e-mails ainda é muito eficaz na conquista e fidelização de clientes. Segmentar a base de contatos pode garantir que a mensagem enviada tenha um impacto maior para o consumidor.

Por exemplo: se a pessoa apenas forneceu seu contato, mas ainda não é cliente, vale oferecer um desconto especial na primeira compra. Já se a ideia é investir na fidelização, é importante manter o cliente informado sobre as últimas novidades. Confira os tipos de e-mail marketing mais utilizados:

  • e-mails informacionais;
  • e-mails educacionais;
  • e-mails de nutrição;
  • newsletter.

Links patrocinados

Até o momento, falamos de ações de marketing digital que atraem os consumidores de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de investir em anúncios. Essas ações costumam ser voltadas para melhorar a percepção da marca e criar um relacionamento com o seu público-alvo. Para conseguir tráfego para o site de maneira mais rápida, é importante investir em publicidade online.

O Google Adwords e as redes sociais têm diversas opções de formatos de anúncios, que variam de acordo com os objetivos da empresa e o valor disponível para investimento. Vale lembrar que, apesar de otimizar a divulgação da empresa, campanhas de anúncios também podem demorar um pouco até apresentarem os primeiros resultados.

O sucesso do anúncio vai depender de diversos fatores, como as palavras-chave escolhidas, o conteúdo exibido, o valor investido, o conhecimento sobre a concorrência, entre outros aspectos.

Como fazer o planejamento?

Agora que você já sabe o que é marketing digital e quais são suas principais vantagens, é possível afirmar que todas as empresas conseguem bons resultados com essa estratégia, não é mesmo? A resposta é não. O que vai determinar o sucesso do projeto é como o planejamento é feito.

Existem algumas etapas que são essenciais para que a sua empresa não se perca durante o processo e acabe no prejuízo. Confira quais são elas:

  • definição do público-alvo (personas);
  • criação dos principais objetivos da empresa;
  • listagem dos recursos necessários;
  • montagem de um cronograma de todas as ações;
  • monitoramento dos resultados.

Como acompanhar os resultados?

Como já mencionamos no artigo, uma das principais vantagens do marketing digital é a facilidade na mensuração dos resultados. Existem várias ferramentas que mostram a interação do consumidor com a empresa, seja por meio do site, das redes sociais, do e-mail marketing ou de anúncios.

Nessa etapa, é comum que exista frustração por parte das empresas, que esperam que os resultados positivos logo apareçam. Vale lembrar que o retorno dessa estratégia é conquistado à médio e longo prazo. Existem alguns segmentos em que a concorrência é ainda maior, como moda, marketing, beleza, entre outros, e as marcas precisam dedicar um tempo maior até conquistar a atenção do consumidor.

Para ajudar nesse processo, é interessante contar com a ajuda de uma agência especializada. Esse investimento tem um ótimo custo-benefício, já que sua empresa vai ter à disposição o conhecimento de profissionais da área e todas as ferramentas tecnológicas necessárias.

Investir no posicionamento da sua marca na internet é a maneira mais eficaz de atrair clientes. Para garantir bons resultados, é importante manter o foco, conhecer bem seu público-alvo e manter-se atualizado sobre as melhores estratégias do mercado.

Neste artigo, explicamos o que é marketing digital e como ele pode ajudar a alavancar o seu negócio. Ainda tem dúvidas sobre como começar esse projeto? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar.

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