Entender o que é marketing de conteúdo é essencial para os empresários contemporâneos. Afinal, esse método de divulgação traz muitos benefícios quando comparado ao marketing tradicional.

Trata-se de uma estratégia que tem se tornado tendência para organizações de todos os segmentos e tamanhos, sendo bastante útil para engajar os públicos e fazer com que a rede de clientes aumente.

Para que você aprenda o que é marketing de conteúdo e por que deve dedicar mais tempo a ele, desenvolvemos este post. Nos tópicos a seguir, vamos esclarecer as principais dúvidas acerca do assunto. Não deixe de conferir!

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo pode ser definido como uma estratégia de engajamento com o público-alvo, para que as empresas aumentem a sua rede de leads. Para isso, a organização desenvolve materiais ricos, com conteúdos relevantes para seus clientes e potenciais clientes

Apesar de muitos pensarem que esse método é recente, ele já é utilizado há muitos anos por empresas de diversos segmentos, mesmo em períodos anteriores a ascensão da internet.

Hoje, os blogs e redes sociais são os principais canais utilizados para a produção de conteúdos. No entanto, antigamente, era bastante comum que fossem desenvolvidos materiais impressos, como é o caso do Almanaque Sadol, por exemplo.

O livreto com dicas gerais para o dia a dia, atividades como palavras-cruzadas e charadas, era patrocinado pela marca de fortificante e distribuído aos clientes em farmácias e drogarias.

Qual é a metodologia do marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo está embutido na metodologia do inbound marketing, que busca captar o interesse das pessoas de forma espontânea, sem ser invasivo ou interruptivo.

No marketing tradicional, quando estamos assistindo televisão ou ouvindo rádio, por exemplo, os conteúdos são interrompidos para que sejam transmitidos intervalos comerciais. Já no método inbound, são as próprias pessoas que buscam os materiais desenvolvidos pela empresa voluntariamente.

Mas, para isso, é preciso que a organização disponha de canal de comunicação, como um blog, e desenvolva artigos que sejam de interesse do seu público, trabalhando com palavras-chave estratégicas.

A ideia é que quando as pessoas fizerem buscas na internet com esses termos, o blog da empresa apareça em posição privilegiada. Assim, os internautas, ao lerem os materiais desenvolvidos, ficarão com uma impressão positiva da organização.

Além disso, o usuário pode seguir lendo outros materiais da página, acompanhar as redes sociais, assinar newsletter, entre outras ações para continuar em contato com a marca, até o momento em que se sentir à vontade e interessado para fechar negócio.

Como esse método pode ser aplicado em empresas de diversos segmentos?

O marketing de conteúdo pode ser aplicado por empresas de qualquer tamanho ou segmento. Desde a padaria da esquina até uma grande multinacional, todos podem lucrar com essa estratégia, uma vez que o investimento é relativamente baixo, se comparado a outros métodos de divulgação.

Os resultados, porém, vem em médio a longo prazo.

Uma rede local de supermercados, por exemplo, pode criar um blog com assuntos de interesse geral para quem compra os seus produtos. Editoriais de culinária, dicas para o lar, orientações sobre economia, entre outros temas podem ser trabalhados na estratégia.

Engana-se quem pensa que apenas textos podem ser utilizados no marketing de conteúdo. Também devem ser desenvolvidos vídeos, imagens e infográficos, a depender das preferências do público de cada organização.

O mesmo supermercado que citados como exemplo poderia ter um canal no YouTube, com um chef de cozinha dando dicas de receitas com produtos vendidos no estabelecimento. Assim, poderia engajar o público, divulgar os itens vendidos no mercado e ainda conquistar uma imagem de credibilidade perante os clientes.

Por que o marketing de conteúdo otimiza o orçamento em divulgação?

Como explicado, o marketing de conteúdo tem um custo relativamente baixo, quando comparado aos valores que se gasta ao investir em mídias tradicionais. Isso não significa que anúncios em jornais, revistas, emissoras de rádio e TV devem ser cortados, caso tragam resultados positivos para a empresa.

A ideia é que parte das verbas seja destinada para o marketing de conteúdo. Isso fará com que o investimento nos canais tradicionais seja diminuído uma vez que, com o tempo, os conteúdos trarão resultados positivos para a organização.

Que benefícios o marketing de conteúdo traz para os empreendedores?

Os empreendedores podem tirar bastante proveito do marketing de conteúdo, justamente pelo investimento necessário ser mais baixo do que o veículos de comunicação mais tradicionais. Os principais benefícios são os seguintes:

Permite que o negócio seja encontrado

As pessoas poderão encontrar o negócio quando fizerem buscas por assuntos relacionados aos seus produtos e serviços na internet. Desse modo, sua empresa atrairá apenas quem realmente poderá se tornar um cliente.

Melhora o relacionamento com clientes

O marketing de conteúdo também é uma excelente ferramenta de relações públicas. Isso porque ele permite que o usuário tenha uma comunicação mais próxima com a marca. Além disso, a imagem da organização também é trabalhada.

Reduz os custos

Para desenvolver o marketing de conteúdo, é interessante contratar um profissional ou agência especializada. Assim, a equipe estudará os públicos e personas do negócio, definirá as pautas e estratégias a serem trabalhadas para desenvolver os conteúdos de qualidade.

Esse investimento é bem mais baixo do que pagar altos valores para veicular um anúncio nas mídias tradicionais.

Educa o cliente

Com o marketing de conteúdo, os empreendedores também poderão educar os seus clientes e, com isso, eles estarão muito mais bem informados quando abordarem a empresa. Isso facilita, inclusive, o trabalho da equipe de vendas, que não precisará investir tanto tempo no convencimento para a compra.

Agora você já sabe o que é marketing de conteúdo e os motivos que fazem com que ele seja tão relevante para o seu negócio. Portanto, não deixe de colocar o aprendizado em prática e tirar proveito dessa estratégia tão vantajosa.

Como explicamos, o marketing de conteúdo não exige um investimento tão alto, sendo uma excelente estratégia para empresas de todos os portes. Neste post, mostramos como lidar com um orçamento de marketing reduzido. Não deixe de conferir!

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