Se você acredita que para fazer um bom marketing é preciso investir um caminhão de dinheiro, fique tranquilo!

Com o avanço da tecnologia, mesmo as pequenas e médias empresas viram o quanto a internet pode aumentar, de forma significativa, o alcance da sua marca. Para isso, é preciso definir um orçamento de marketing para as estratégias que vamos listar neste artigo.

Com a preocupação de aumentar o número de clientes, é natural que as companhias busquem o marketing digital como alternativa aos modelos tradicionais de divulgação.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pela Content Trends mostra que 71% das empresas entrevistadas utilizam o Marketing de Conteúdo como parte estratégica na atração de pessoas.

O alto índice de interesse ocorre por conta da necessidade das empresas em reduzir os seus custos na divulgação da sua marca. Mas se engana quem acredita que o processo é rápido e prático.

Para conseguir resultados expressivos, a companhia deve desenvolver não só um planejamento, mas também criar blogs/sites para aumentar a sua visibilidade digital.

Depois de ler o artigo, você saberá o que é preciso para aumentar o número de clientes, mas antes, saiba a importância de desenvolver a sua presença online, mesmo com um baixo orçamento de marketing!

Tenha um planejamento a longo prazo

Quando falamos em marketing, automaticamente as pessoas associam a divulgação a resultados rápidos. Para evitar frustrações, entenda que o processo deve ser pensado a longo prazo.

Ao planejar o orçamento, a empresa passa a ter uma ideia clara e transparente sobre onde os recursos estão sendo utilizados. O processo é fundamental para que você evite desperdícios em estratégias que não trazem bons resultados.

Para medir os resultados de maneira efetiva, procure utilizar as métricas ou KPI’s em cada processo feito.

Com base na análise dos dados recebidos, o empreendedor pode saber quais campanhas tiveram melhores resultados, por isso, devem receber maior atenção quanto ao investimento.

Caso a campanha não traga o resultado esperado, a pequena ou média empresa pode ajustar o percurso, para tentar uma nova abordagem.

Conheça o seu cliente

Você conhece bem a sua audiência? Para desenvolver uma campanha de marketing assertiva, é fundamental que você entenda quais são os problemas que a sua audiência está passando no momento.

Quando uma campanha negligência o processo, ela deve desembolsar um valor maior para custear o impulsionamento das ofertas que desejam transmitir, e ainda assim, correm o risco de gerar pouco resultado.

Por outro lado, o empreendedor pode direcionar as suas campanhas para gerar maior conexão com o seu público. Seja para adequar a forma de falar ou até mesmo ressaltar as suas dores, automaticamente a empresa consegue gerar uma empatia com a sua audiência.

Assim, ao se deparar com o seu anúncio, elas farão questão de prestar atenção ao que você tem a dizer.

Além disso, quando um anúncio é bem posicionado, ele consegue trazer maior interação, o que torna a sua postagem relevante para as mídias sociais e por isso, você terá maior alcance mesmo que não pague para impulsioná-lo.

Busque alternativas de parcerias

Seguindo o ponto anterior, depois de conhecer o público-alvo, é provável que tenha encontrado, além de seus principais concorrentes, empresas e influenciadores que estejam relacionadas ao seu tipo de negócio, correto?

Quando duas empresas criam um relacionamento, é natural que os públicos de ambas as páginas tendem a ter curiosidade sobre a outra empresa, que até pouco tempo não sabiam da sua existência.

Para isso, você pode buscar os seguintes métodos:

Procure por influenciadores

Basicamente, influenciadores são aquelas pessoas que contam com um grande número de seguidores em suas mídias sociais.

Ao encontrar as pessoas que atuem no mesmo nicho em que você empreende, você pode contar com o poder da influência, de alguém que tenha maior presença digital, para aumentar a sua base de seguidores.

Para isso, quando formar uma parceria, peça para que o influenciador fale ou utilize algumas de suas amostras enviadas por sua empresa, seja em redes sociais ou em um vídeo de Youtube.

Quando um pedido é feito por essa personalidades, é natural que os seus seguidores tenham menores objeções para acatar ao pedido.

Faça guest posts

Ao encontrar alguma página que compartilhe dos mesmos pensamentos, procure interagir com ela, faça ela notar a sua presença.

Assim que você iniciar uma conversa com a empresa, pergunte se a empresa gostaria de “trocar visitantes”. Ou seja, as pessoas que seguem você conheça o trabalho do seu parceiro e os visitantes dele vejam o seu trabalho.

Para isso, a sua página pode disponibilizar um post para que o outro fale sobre um tema em comum de ambas as partes, mas do ponto de vista dele.

Assim, você pode fazer o processo inverso, ao publicar um conteúdo próprio na página dele.

A prática se tornou comum entre os blogueiros, tanto é que em algumas situações, alguns parceiros preferem negociar financeiramente para expor a sua marca no blog deles. Como o nosso objetivo é reduzir os custos de divulgação, procure por parceiros que desejam apenas trocar inscritos.

Saiba da importância do marketing digital em sua estratégia

Não há como negar. A internet se tornou um verdadeiro outdoor para as companhias. Afinal, mesmo as empresas tradicionais têm buscado a internet para divulgar os seus produtos.

A diferença é que a tecnologia democratizou o espaço, tornando viável para que pequenas e médias empresas tenham o seu próprio espaço, sem a necessidade de ter um budget alto.

Caso queira conquistar a sua audiência, tenha como foco posicionar a sua marca. Ou seja, faça com que as pessoas pensem em você como primeira opção, ao se deparar com um problema relacionada a sua área de atuação.

Para construir a sua audiência, siga os seguintes passos:

Mantenha um blog

Ao construir um site/blog, a sua empresa pode utilizar a estratégia de marketing de conteúdo tanto para atrair novos consumidores, quanto fidelizar os clientes já existentes.

Isso se deve ao hábito formado pelos consumidores digitais. Por estarem conectados, diariamente à internet, é natural que eles estejam a todo momento procurando por novos conteúdos para serem consumidos.

A vantagem desse formato é que a publicação de posts costumam exigir um baixo investimento, mas não se limite aos posts.

Uma vantagem de produzir um blog, é que você passa a ter domínio sobre o que deve ou não ser publicado em sua página.

Caso tenha interesse, em poucos cliques você pode adicionar a funcionalidade de podcasts ou até mesmo exibir vídeos dentro da sua própria plataforma.

Tenha um perfil nas redes sociais

Por outro lado, não podemos negar o quanto as mídias sociais fazem parte do cotidiano das pessoas. Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela Quartz, 55% dos brasileiros acreditam que o Facebook é a própria internet.

Apesar de manter uma página ser importante para desenvolver autoridade, apenas o seu uso não é suficiente, já que as pessoas precisam de um outro meio para saber das suas publicações.

Por esse motivo, mesmo que não invista em publicações patrocinadas, ter uma página em diferentes mídias sociais aumentam o alcance da sua empresa.

Como listamos no artigo, ao utilizar as práticas corretas na internet, as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, podem segmentar os seus clientes, mesmo com um baixo valor de investimento.

O problema é que o processo tende a levar tempo até conseguir resultados expressivos. A demora ocorre justamente por conta das lições a serem aprendidas nas execuções, mas há uma solução.

Ao contar com uma empresa experiente na área de Marketing e gestão de redes sociais, a sua empresa pode aproveitar o baixo orçamento de marketing para delegar as tarefas pesadas, assim, você poderá ter maior foco em executar o que faz de melhor.

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