Preocupados com a redução no número de vendas, as empresas que desejam voltar ao topo do mercado devem buscar o posicionamento de marca. Sabemos o quanto os consumidores estão mais exigentes. Voltado ao lado mais humano, as pessoas precisam ser convencidas a consumir uma mercadoria.

A velha estratégia de dizer o quanto o seu produto é o melhor do mercado não é mais eficiente. Para isso, as empresas que buscam um melhor reconhecimento passaram a buscar os seus “porquês”, que levam o cliente a preferir você e não o concorrente.

Quais benefícios terão? Qual o valor da sua empresa? Como quer se comunicar com o seu público?

Ao final do artigo, você não apenas saberá as respostas das questões acima, mas também entenderá a importância de posicionar a sua marca. Está interessado? Continue acompanhando!

Entenda o que é posicionamento de marca

Quando vamos a um restaurante, o garçom pergunta o que queremos para beber. De forma automática, temos uma marca, seja de refrigerante, suco ou cerveja, na ponta da língua. É isso que chamamos de posicionamento de marca.

De forma mais técnica, o termo define a principal escolha do consumidor para uma determinada solução.

Para isso, a empresa pode utilizar como estratégia os 4 Ps do marketing, que resumimos:

  • promoção: a forma em que a marca é promovida, considerando os canais mais adequados;
  • produto: mercadoria ou serviço a ser oferecido, com base nas necessidades dos clientes;
  • praça: a maneira que o cliente chega até a sua solução, ou por meio físico ou digital;
  • preço: valor cobrado pelo serviço ou mercadoria.

Mesmo com os termos definidos, para que a empresa consiga a atenção do seu público, é necessário que o branding, identidade visual e posicionamento no mercado estejam alinhados.

Saiba o que é branding

O branding é, basicamente, a construção da marca no mercado, que utiliza ações de marketing para promover a visão, valores e cultura organizacional da companhia, por exemplo.

Utilize uma identidade visual

É a representação gráfica da empresa, sendo normalmente o primeiro contato visual dela com o público. Elas são representadas por ícones, tipografia ou ambos os tipos.

Busque posicionamento no mercado

De forma prática, o posicionamento é a forma como os consumidores enxergam a sua empresa.

Entenda qual a relação do posicionamento de marca com branding, identidade visual e posicionamento de mercado

Com uma estratégia bem definida, a empresa pode alinhar, de forma efetiva, todos os termos citados. Mostrar o que a marca é pelo branding, a identidade visual ao representar a marca em uma imagem e a sua opinião ao lembrar da marca.

Para criar uma identidade mais expressiva, a empresa pode utilizar os seguintes elementos:

  • criar uma personalidade própria, definindo um tom de voz e uma linguagem próxima ao seu público-alvo;
  • deixar claro os valores que a empresa acredita ao transmitir uma mensagem;
  • criar estratégias para que a marca consiga, de forma efetiva, comunicar todos os pontos citados acima e ter melhor reconhecimento do público-alvo.

Entendemos que o processo é trabalhoso e demorado. Afinal, para que uma marca seja reconhecida pelas pessoas, a mensagem passada pela empresa deve seguir um planejamento de forma consistente. Mas o esforço tem as suas recompensas.

Tenha vantagens com o posicionamento de marca

Sua marca em primeiro lugar

Ao adotar novas estratégias, a empresa não só fortalece a marca diante da concorrência, mas também permite que a sua companhia ocupe a primeira posição na mente do consumidor, aumentado o número de vendas.

Além disso, a mensagem passada melhora não só o engajamento do seu público, mas também aumenta o compartilhamento da ideia entre os consumidores, criando uma comunidade fiel à sua empresa.

Meça os resultados

Pelo lado mais técnico, a marca terá métricas melhores, tanto em campanhas como em posicionamento on-line.

Outro benefício apresentado é a redução da taxa de churn. De forma resumida, é a redução de cancelamento de um serviço recorrente, como a assinatura da Netflix, por exemplo.

Veja alguns cases de sucesso

Abra a felicidade

Reconheceu essa frase de algum lugar? Não? Então, imagine um retângulo vermelho com algumas letras em branco. Ficou mais fácil?

É dessa maneira que a Coca-Cola tem aparecido na mente das pessoas.

Ao criar uma identidade visual e demonstrar, em suas campanhas, “compartilhar a felicidade”, é natural que as pessoas tenham o nome do refrigerante na ponta da língua quando são perguntados no momento da refeição.

Todo mundo usa

Um case de sucesso mostra o quanto a mudança de valor pode reposicionar a sua marca.

Com o foco nas pessoas de baixa renda, até 1993, a Havaianas vendia os seus chinelos em apenas 3 modelos diferentes. O problema é que, naquela época, o calçado era facilmente associado a pessoas que não tinham boas condições financeiras, trazendo desconforto para o seu público-alvo.

Com o surgimento da concorrente Rider e aumento da pirataria da sua sandália, a empresa se viu em uma situação de risco. Por esse motivo, era necessário tomar uma atitude.

No ano seguinte, para solucionar os problemas do passado, a empresa de sandálias lançou um novo modelo com 40 opções diferentes de cores. Para valorizar o lançamento, a companhia triplicou o preço das sandálias originais e passou a contar com celebridades em propagandas nas mídias disponíveis.

A mudança gerou interesse da classe média, que rapidamente adotou as sandálias em seu dia a dia. Assim, a empresa rapidamente voltou ao topo no ramo em que atua, mostrando o quanto um posicionamento é importante para uma empresa.

Como vimos no artigo, apenas mostrar as qualidades do seu produto e dizer que ele é o melhor do mercado não é suficiente para aumentar as vendas. Com o passar do tempo, as pessoas têm ficado cada vez mais difíceis de serem conquistadas, por isso, têm procurado justificativas para consumir determinado produto.

Ao alinhar os valores da empresa, identidade visual e divulgar a mensagem de forma efetiva para o público, a sua empresa conseguirá melhorar o posicionamento de marca e, principalmente, aumentar o número de vendas.

E você, já sabia a importância do posicionamento de marca? Assine a nossa newsletter para mais artigos como esse!

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