Em pouco mais de vinte anos do início da difusão comercial da internet no Brasil, a ferramenta tornou-se a fonte mais usual de pesquisas, compras de produtos, solicitações de serviços e entretenimento.

Você, como empreendedor, conhece bem as dificuldades de promover sua marca nessa plataforma altamente interativa e concorrida — e é provavelmente essa dificuldade que o leva a conhecer os serviços oferecidos por uma agência de marketing digital. Acertamos?

Neste post, vamos apresentar esse roll de serviços e mostrar por que terceirizar o marketing digital da sua empresa é um ótimo negócio. Acompanhe!

Análise do perfil empresarial

A agência de marketing digital vai analisar sua empresa e construir uma identidade para ela, caso não a possua. Esse perfil será traçado considerando o seu posicionamento no mercado, assim como os seus valores, metas, produtos e serviços oferecidos.

Identificação do público-alvo

Depois de identificar o perfil do negócio, a agência traçará o perfil do público-alvo para descobrir quem são e onde estão os consumidores em potencial.

Dentro do marketing digital, esse perfil é conhecido como persona. Trata-se de uma personalidade virtual, com sentimentos e necessidades a serem atendidos.

persona terá seu perfil de comportamento, status e preferências traçados de acordo com seus interesses de busca na web. As agências de marketing digital possuem ferramentas para rastrear esse tipo de informação com facilidade.

Podemos dizer, então, que a persona representará o nicho mercadológico com maiores projeções de acesso e conversão em compra dos produtos ou serviços da empresa!

Criação da identidade visual

Considerando o resultado da análise do perfil empresarial e identificação do público-alvo, a agência de marketing digital criará a identidade visual do negócio, tornando-o efetivamente atraente e claro em sua proposta. Estamos falando de cores, texturas, fontes de escrita, logo, slogan e todos os atributos necessários a uma marca.

Todo esse processo leva em consideração muito conhecimento técnico para ser construído e conta com o trabalho de diversos profissionais que integram a equipe de uma agência de marketing digital.

Montagem e execução do planejamento estratégico

Esse é o momento em que a agência de marketing digital, junto ao cliente, elencará as ações necessárias ao negócio na internet. Nessa fase, por exemplo, já se sabe em qual plataforma a persona passa mais tempo consumindo informações.

Afinal, não adianta desenvolver conteúdos incríveis para o Instagram, se o público-alvo trafega, prioritariamente, no YouTube, certo?

A seguir, confira algumas ações praticadas:

Otimização do site institucional

O aprimoramento do site institucional é o primeiro passo a se concretizar. Sua importância é incontestável, pois ele se equipara ao endereço físico do empreendimento no mundo real. Afinal, para quem procura pela marca, o site é a fonte mais confiável e segura de informações.

Nessa fase, a plataforma será otimizada para receber os canais de interação que forem necessários. Implantação de e-commerce (venda de produtos online), layouts atraentes e blogs — um dos principais protagonistas da estratégia de inbound marketing — são exemplos dessa otimização.

Adaptação para mobile marketing

Uma pesquisa apresentada pelo G1, realizada pelo IBGE em fevereiro de 2018, aponta que 64,7% da população brasileira acima de 10 anos de idade está conectada à internet. Até então, pouca novidade.

Mas a mesma matéria também apresenta dados do suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de 2016, constatando que 94,6% desses acessos ocorrem por meio de dispositivos móveis como o celular. Chegamos ao ponto que nos interessa: ótimos conteúdos precisam estar ligados a ótimas experiências de acesso!

A agência de marketing digital adaptará os conteúdos e plataformas de distribuição online de seus clientes para o universo mobile. Carregamento rápido de páginas e layouts exclusivos são algumas das razões para contar com essa expertise.

Criação de conteúdo de marketing inbound

O marketing de conteúdo serve para educar o público-alvo sobre determinados assuntos que tenham a ver com a empresa, por meio de textos, posts, e-books etc. Ele tem a missão de chegar até a persona trazendo informações de seu interesse, ainda que não esteja diretamente ligado ao produto ou serviço final.

O consumo desses materiais promove credibilidade ao negócio e costuma reverter acessos em leads. Assim, as agências de marketing digital vão utilizar recursos técnicos para obter sucesso nessa estratégia.

O SEO (Search Engine Optimization) — ou, em português, otimização para mecanismos de busca —, por exemplo, consiste em utilizar palavras-chaves nos textos para ranquear conteúdos nas abas de pesquisa.

Outro recurso utilizado é a promoção de campanhas no Google Adwords. Por meio de pequenos investimentos, as agências direcionam os textos para que eles atinjam a maior quantidade de pessoas possível, dentro do perfil da persona.

E-mail marketing

Não basta criar textos e dispará-los para um mailing de contatos. Além do conteúdo ser de alta qualidade e possuir um layout interessante, ele precisa instigar a curiosidade do destinatário e apresentar uma informação realmente relevante, para não ser confundido com o desagradável Spam.

Gestão de redes sociais

Bons conteúdos geram cliques, perguntas e engajamento do cliente com a empresa. Além de muito bem pensados, eles precisam ser postados em horários específicos e demandam tempo de interação com o público.

Se você não tiver tempo para participar dessas três etapas, considere terceirizar o serviço para uma agência de marketing digital confiável.

Monitoramento de resultados

Todas as ações citadas são focadas em resultados, e suas medições só podem ser feitas por meio de ferramentas específicas. Assim, a empresa precisa medir a eficácia da estratégia aplicada, seja para dar ênfase ao que estiver funcionando ou para fazer alterações, se necessário.

Tal medição será feita, por exemplo, por meio da análise do número de cliques em anúncios, da taxa de abertura de e-mails, da quantidade de acessos ao blog e do número de visualizações de página.

Logo, ter o suporte de uma empresa com conhecimento e prática em marketing digital é fundamental pra manter o foco em uma estratégia consistente, medir constantemente os resultados e, sem dúvida, melhorar a performance do negócio na internet!

Ainda não possui o suporte de uma agência de marketing digital para a sua empresa? Então, entre em contato conosco e surpreenda-se com a relação custo-benefício que podemos oferecer!

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