Já pensou integrar gestão, produção, atendimento, performance, experiência do cliente e resultados tendo como eixo central a tecnologia? Se sua resposta foi não, é hora de rever seus conceitos, pois a transformação digital vem ganhando força nas empresas, e seu principal fio condutor é a agregação dos setores por meio de uma estrutura essencialmente digital.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a tendência e de que forma ela impacta nos resultados da empresa tanto interna quanto externamente. Vem com a gente!

O que é transformação digital?

Engana-se quem pensa que esse conceito está ligado estritamente à presença digital. Na verdade, a presença é apenas um dos pilares da transformação. Existir na rede é, sim, parte do processo de modernização da administração de marca, mas o fundamento da transformação digital está pautado em raízes ainda mais profundas.

Podemos dizer, assim, que ela é um processo que leva as empresas a incorporarem a tecnologia em seu cerne, com o objetivo de trazer fluidez, objetividade e resultados mais rápidos e eficazes a todo o processo de gestão da empresa.

Por que a transformação digital traz benefícios ao seu negócio?

De acordo com infográfico divulgado no fim do ano passado, a expectativa para 2025 é que a digitalização seja a responsável por uma melhora de até 25% na eficiência dos processos ligados à mobilidade, energia, saúde e produtividade industrial. Espera-se também que, com o crescimento constante da produção e armazenamento de dados, surjam novas possibilidades de desenvolvimento de produtos, negócios e serviços.

Segundo relatório sobre transformação digital referente ao ano de 2017, as empresas que estão se destacando priorizam as experiências do cliente e do funcionário para aprender, identificar lacunas e oportunidades e definir roteiros de inovação. Elas estão fazendo investimentos em programas de inovação para alavancar a realidade digital atual.

Percebe como a transformação digital está levando a sociedade como um todo para novos rumos? Otimização de rotina, aumento na eficiência dos processos e maior integração de bases de dados são apenas alguns dos benefícios que essa mudança traz. 

É importante lembrar que, por ser um movimento essencialmente tecnológico, a transformação digital não possui barreiras ou limitações evolutivas. Cabe a cada negócio ou empresa estudar, testar e adotar os métodos que caibam melhor em sua realidade, mantendo a mente aberta a novas e constantes descobertas. 

Como aplicar a transformação digital em sua empresa?

Se você se interessou por essa tendência que promete revolucionar a forma como as empresas vêm gerindo seus processos internos e externos, continue lendo este artigo e descubra quais os principais passos para implementar a transformação digital em sua estrutura corporativa.

Desenvolva a experiência do cliente

Um dos grandes pilares da transformação digital é o cliente. Nesse movimento, mais do que nunca, ele deixa de ser apenas o alvo das campanhas para tornar-se também parte delas.

Graças às plataformas digitais, redes sociais e fóruns, os clientes passaram a se conectar de forma profunda com a marca, interagindo com ela de forma direta e personalizada. Para garantir que essa interação também ofereça benefícios à empresa, é preciso valorizar e desenvolver cada vez mais a experiência do usuário.

Atendimento ágil, com qualidade e que saiba oferecer objetivamente as respostas buscadas são alguns dos diferenciais capazes de fidelizar um cliente por meio da experiência proporcionada, tornando-o, mais do que um consumidor, um porta-voz ativo da empresa.

Integre sua empresa

Uma vez que esse processo exige que toda a estrutura de gestão e produção se modernize, é fundamental integrar toda a empresa no movimento. Mais do que nunca, esse é o momento de dar voz à diretoria, permitindo que ela fale diretamente com os funcionários, com o objetivo de unificar a causa, gerando uma motivação comum para toda a hierarquia da empresa.

Como todo movimento de mudança, a transformação digital também deve ser encabeçada por uma equipe responsável por planificar, projetar, estabelecer metas e comunicar. Isso não significa, porém, que as decisões e implementações ficarão centralizadas nela.

Se sua empresa possui filiais em outras cidades ou estados, certifique-se de que as informações chegarão lá também, gerando um fluxo comunicacional horizontalizado e disseminado. Para que a multiplicação dos resultados com a transformação digital ocorra, é preciso dividir a informação!

Otimize a rotina

Com a automatização e digitalização do fluxo da empresa, você perceberá a necessidade de algumas mudanças na gestão de tempo da equipe, com o objetivo de otimizar a rotina produtiva.

Lance mão de dashboards e softwares de acompanhamento dos fluxos, realoque funcionários para outras funções e concentre esforços em áreas que antes acabavam sendo preteridas — como costumeiramente ocorre com os setores de inovação e análise de dados.

Motive sua equipe

Grandes mudanças exigem comprometimento e entrega de toda a equipe, certo? Para que isso aconteça de forma eficaz, os funcionários precisam — especialmente nesse processo — sentir motivação para vestir a camisa.

Levante os interesses, gaps e oportunidades de melhoria entre a equipe de colaboradores. Busque entender quais são os motores da produtividade e por que, em alguns momentos, os resultados são comprometidos.

Com a ajuda de planilhas, mapas de trabalho, quadros de gestão e estabelecimento de metas pessoais, a rotina operacional tende a fluir de maneira positiva, agregando os interesses da equipe aos processos internos da empresa.

Invista em novas tendências

Dar o primeiro passo já é um grande começo, mas não se deixe levar pela falsa sensação de “dever cumprido” após dar o pontapé inicial. A transformação digital, assim como qualquer outra tendência moderna atrelada à tecnologia, está sendo incessantemente reformulada e aperfeiçoada.

Invista no que há de novo e abra a cabeça para as oportunidades apresentadas pelo mercado, não permitindo que sua empresa fique para trás. Chatbots, Marketing de Conteúdo, Business Intelligence, CRM são só algumas das muitas opções disponíveis.

Mantenha a rotina de estudos e atualizações 

Sem constantes atualizações e treinamentos, não é possível acompanhar a evolução da transformação digital. Por isso, mantenha toda a empresa engajada no processo e recicle as ideias e pensamentos por meio de reuniões e kick offs.

Se sua empresa já está dando passos rumo à transformação digital, saiba que ela está no caminho certo. Como você pôde perceber, essa mudança é capaz de gerar impactos muito positivos para o seu negócio, desde otimizar a rotina e aumentar a produtividade da equipe até melhorar a experiência dos seus clientes. Pense nisso e siga em frente!

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